SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ...................................................................................................................................................... 11
1.1 Tema .................................................................................................................................................................. 13
1.2 Problema ........................................................................................................................................................... 14
1.2 Objetivos ........................................................................................................................................................... 16
1.2.1 Objetivo Geral ........................................................................................................................................... 16
1.2.2 Objetivos Específicos ................................................................................................................................. 17
1.3 Justificativa ....................................................................................................................................................... 17
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ........................................................................................................................ 19
2. 1 Competitividade ............................................................................................................................................... 19
2.1.1 Conceitos ................................................................................................................................................... 19
2.1.2 Fatores determinantes da competitividade .............................................................................................. 20
2.1.3 O Modelo de Diamante de Porter ............................................................................................................. 22
2.1.4 Redes como estratégia de competitividade ................................................................................................ 24
2.2 Arranjos Produtivos Locais - APLs .................................................................................................................. 25
2.2.1 Origem ....................................................................................................................................................... 25
2.2.2 Tipologias .................................................................................................................................................. 26
2.2.3 Redes horizontais ou flexíveis e redes verticais ou topdown .................................................................... 28
2.2.4 APLs .......................................................................................................................................................... 30
2.2.5 O ciclo de vida de um APL ........................................................................................................................ 34
2.3 Tecnologia da Informação ................................................................................................................................. 35
2.3.1 Considerações Iniciais .............................................................................................................................. 35
2.3.2 Conceitos .................................................................................................................................................. 36
2.3.3 Evolução dos sistemas integrados ............................................................................................................ 38
2.3.4 Sistemas Integrados de Gestão e ERPs ..................................................................................................... 39
2.3.5 Comércio Eletrônico (CE) ......................................................................................................................... 44
2.3.5.1 Aplicações Business to Business (B2B) .................................................................................................. 47
2.3.5.2 Aplicações Business to Consumer (B2C) ............................................................................................... 49
2.3.5.3 E-government (e-Gov) ............................................................................................................................ 50
2.3.5.4 Comércio Colaborativo (C-commerce) ou Sistemas de Informação Interorganizacionais (SII) ........... 51
2.3.6 Custumer Relationship Management (CRM) ............................................................................................ 55
2.3.7 Suply Chain Management (SCM) .............................................................................................................. 58
3 METODOLOGIA .................................................................................................................................................. 63
3.1 Tipo de pesquisa ................................................................................................................................................ 63
3.2 O caso do APL da carcinicultura no RN ........................................................................................................... 64
3.3 População e Amostra ......................................................................................................................................... 65
3.4 Técnica de coleta de dados ................................................................................................................................ 66
3.5 Instrumento de coleta dos dados ....................................................................................................................... 67
3.6 Análise de dados ............................................................................................................................................... 68
4 ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS ............................................................................................... 69
4.1 Apresentação das empresas ............................................................................................................................... 69
4.2 Questões relativas à competitividade e ao APL ................................................................................................ 70
4.3 Questões relativas ao uso da tecnologia da informação .................................................................................... 74
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS E RECOMENDAÇÕES ...................................................................................... 79
REFERÊNCIAS ........................................................................................................................................................ 83
APÊNDICE – QUESTIONÁRIO. ........................................................................................................................... 88