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fevereiro de 1999 e dezembro de 2005, pelo DERT/CE (Departamento de Edificações,
Rodovias e Transportes do Estado do Ceará), revelou os percentuais de custos dos
serviços de imprimação em relação aos custos de pavimentação e revestimento e aos
custos totais dessas obras. Esses percentuais são apresentados na Tabela 1.1.
Tabela 1.1: Percentual de custos dos serviços de imprimação, pavimentação e
revestimento de alguns trechos em relação ao custo total da obra.
Percentual sobre o valor da obra
Trecho
Imprimação Pavimentação Revestimento Pav + Rev Outros
Entrº CE-138 - Potiretama 5,78 11,28 13,30 24,58 69,64
Entrº BR-230 - Granjeiro 6,31 18,02 17,95 35,98 57,71
Altaneira - Nova Olinda 8,50 15,74 23,24 38,98 52,52
Iracema – Ererê 10,39 20,55 23,78 44,33 45,28
Nova Russas - Ararendá 7,26 21,06 23,31 44,37 48,37
Pacujá – Graça 5,82 11,24 15,90 27,15 67,03
Entrº BR-116 – Umari 9,60 16,92 26,90 43,82 46,58
Média (%) 7,67 16,40 20,63 37,03 55,31
De acordo com os dados apresentados na Tabela 1.1, observa-se que os custos
dos serviços de imprimação, para os segmentos descritos, representaram uma média
7,67% do custo total das obras. Salienta-se que esses trechos foram dotados de uma
única camada de pavimento, a qual foi aplicada como camada definitiva de sub-base,
como parte de uma política de pavimentação por etapas, adotada pelo órgão rodoviário
cearense.
Um outro aspecto relacionado ao custo dos serviços de imprimação é que esta
fica localizada entre as duas camadas mais nobres do pavimento. De acordo com a
Tabela 1.1 verifica-se que, para os segmentos apresentados, os custos da base somados
aos do revestimento foram, em média, superiores a 37% do custo total das obras de
pavimentação. Essas informações permitem-nos inferir que qualquer correção a ser feita
na interface entre aquelas duas camadas será bastante onerosa.
Nesse sentido, não se descarta a possibilidade da ocorrência de falhas no
pavimento oriundas da falta de um controle mais eficaz e rigoroso durante a execução
dos serviços de imprimação betuminosa.