112
Numa outra significação a partir do símbolo de fé do Jesus Libertador, que está
veiculada por meio de cantos, desenhos e dramatizações, que permitem motivar e reforçar o
agir grupal e o compromisso social
179
, se tem uma reformulação do Jesus ahistórico
180
. O
Reino de Deus
181
que Jesus nos apresenta, dentro da experiência do Deus está Conosco (Mt
1,23) que é Ele mesmo, está dentro dos conflitos e descobertas concretas da vida das pessoas
empobrecidas e num processo profundo de conversão. Este chamado à conversão é o
emblema maior da comunidade na qual Marcos estava presente, ou era liderança, pois logo
após o Batismo essas são as primeiras palavras de Jesus: “O tempo já se cumpriu, o Reino de
Deus está próximo. Convertam-se e acreditem na Boa Noticia” (Mc 1, 15). A Igreja assume a
historização do cristo: O Espírito de Deus estava com sobre Ele e o conduziu em toda sua -
existência, ungindo-o para anunciar a Boa Nova aos pobres, para proclamar a libertação aos
presos e, aos cegos, a recuperação da vista; para dar liberdade aos oprimidos e proclamar um
ano de graça da parte do Senhor (Lc 4, 16-22)
182
Este anúncio da Boa Nova de Jesus Cristo provoca na comunidade negra, protagonista
do processo de libertação, o anúncio de uma vida com dignidade e direitos vitais garantidos.
Na certeza de estarem no centro da vida do Reino, provocam um outro imaginário religioso
que promove na comunidade as ações voltadas para uma finalidade de humanização e
resistência frente aos estereótipos que perpetuam o preconceito e a discriminação.
Jesus Cristo, a partir da experiência de fé destas comunidades, compromete-se a
colocar no centro da atenção de toda sociedade seus maiores pecados e omissões, que a
exclusão de homens, mulheres, crianças empobrecidas, pois delas é o Reino de Deus (Lc 6,
179
RUIZ, 1997, p. 108.
180
Em várias romarias e missas campais se ouvia ecoar um canto de compromisso do Jesus Libertador com seu povo. Um
dos cantos mais aclamados nas romarias nordestinas era: “Sou, sou teu Senhor, sou povo novo, retirante e lutador. Deus dos
peregrinos, dos pequeninos. Jesus Cristo Lutador” (Cancioneiro Popular).
181
Esta expressão REINO DE DEUS é evidenciada como projeto de Deus na passagem de Lucas 4, 18 ss, no qual Jesus
afirma que “o Espírito do Senhor está sobre mim (...) para anunciar a Boa Notícia aos pobres, enviou-me para proclamar a
libertação aos presos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos, e para proclamar um ano de graça do
Senhor”.
182
CNBB. 80.p.24.