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precisa quanto ao movimento e ritmo das cenas, aludindo, inclusive, ao
deslocamento de imagens recortadas dos personagens pelo cenário, graças à
animação, ainda rústica, proporcionada pela ferramenta digital. O storyboard
filmado já representa movimento, mesmo com as imagens paradas dos painéis
desenhados, através dos deslocamentos de câmera (panorâmicas, zoom in,
zoom out etc.) e dos cortes e efeitos de transição entre as cenas (cross-
dissolve, fade in, fade out etc.). É possível perceber também os personagens
se movimentando, através de suas posições básicas, esboçadas em cada
painel editado ou através da técnica de recortes digitais, que aproveita um
único desenho do personagem para deslocá-lo por todo o cenário. O esforço e
dedicação de roteiristas, desenhistas de storyboard e a interpretação dos
diálogos e trilhas sincronizadas, conduzido pelos diretores do filme, serão
testados agora como um único produto narrado visualmente.
Assistindo ao animatic, o roteirista ou storyman, juntamente com o
artista de storyboard, podem perceber se suas idéias e piadas (gags), para a
seqüência em que trabalharam, estão funcionando ou precisam ser melhoradas
(acrescentando ou trocando cenas, alterando o tempo de exposição da
seqüência etc.). Na etapa de produção, O artista de layout poderá antever
quais seqüências do projeto estão com boa composição e enquadramento
(staging) e que partes precisam ser mais desenvolvidas, ou, mesmo, onde
economizar trabalho (reutilizando um cenário para mais de uma cena, por
exemplo). O supervisor de animação e o animador podem agora ver o tempo
real das cenas que irão animar e, principalmente, como estas estão
funcionando em continuidade com as anteriores e subseqüentes (no caso de
uma seqüência de ação, por exemplo). A partir dessa análise, os animadores
podem começar a planejar a atuação dos personagens para realçar e servir à
proposta pedida por aquele conjunto de cenas. Na fase final, de pós-produção,
os compositores e desenhistas de som (sound designers) serão orientados
pela direção tomada pelas experimentações com a trilha provisória durante a
evolução do animatic pela fase de produção.
Esta fase analítica é importante para que o projeto-filme,
representado pelo animatic possa, finalmente, obter o “sinal verde” dos
empreendedores e iniciar a etapa de produção (ou, até mesmo, ser