248
Por outro lado, Bahia (2006) também pontuou que a IASD passa por um
processo de maturação quanto à observância de certos componentes que são
essenciais para a elaboração, planificação e gestão de seus projetos.
É claro que a IASD como um todo, também vai se amadurecendo na sua
estrutura de gestão, ela vai se aperfeiçoando com a participação de um
número maior de pessoas no processo decisório. Gente que tem
conhecimento de causa, profissionais, isso vai requintando o processo de
condução dos destinos, vai melhorando a qualidade e a
perfomance
do
processo de gestão. Então, hoje quando se vai fazer um projeto, se faz um
projeto com um pouco mais de pés no chão, com uma avaliação de custos,
com uma avaliação de impacto, com uma pesquisa de mercado, com a
perspectiva de que o investimento em tempo, dinheiro ou quaisquer outros
recursos vai compensar, atingindo assim a finalidade proposta e aos
objetivos da própria IASD. Isso ocorre com maior freqüência hoje do que
no passado. Hoje ao estabelecer um plano educacional, as pessoas
querem saber sobre a legislação, quais são os entraves, as tendências que
se desenham a nível mundial, regional e local.
Ao comentar o valor da educação para a IASD no Brasil e, ao vislumbrar o
futuro da educação superior adventista no Brasil, quando perguntado sobre a
importância da abertura de uma universidade para a sua consolidação
missiológica no País, Ruy Nagel (2003) afirmou
...a parte da educação é fundamental no programa da igreja. Ela é
fundamental no sentido de preparar gente para a terminação da obra. Ela
desempenha um papel de muita relevância porque se você não tiver
pessoas preparadas, com uma formação acadêmica e religiosa você não
vai terminar a obra nunca. A igreja requer cada vez mais gente preparada
para serem os seus líderes, seus dirigentes, então, eu acho que a obra
educacional, se há uma obra importante, é a obra educacional porque ela
é quem ajuda na formação dos futuros líderes da igreja e os prepara para
isso. Então, ela desempenha um papel de muita importância, muita
relevância por isso é que a igreja, seja direta ou indiretamente, está
relacionada com toda a estrutura educacional da América do Sul. Sem ela,
nós não preparamos as pessoas.
Eu não sei se nós temos que buscar o sonho de uma universidade ou se o
título de centro universitário já nos ajuda bastante, pelo menos com as
informações que eu tenho. São poucas as coisas, os direitos que têm uma
universidade, que um centro universitário não tem. Então, entrando por
uma parte do conhecimento que eu tenho, acho que hoje, com o centro
universitário, temos uma grande coisa. Evidentemente se nós amanhã
pudéssemos ter uma universidade seria uma graduação maior, mas acho
que a igreja espera que no futuro tenhamos uma universidade plena. Acho
que a seu tempo será necessário que tenhamos uma universidade plena.
Vai chegar o tempo que nós teremos a necessidade porque o centro