o meio ambiente, em sociedade. Esses pontos sensíveis não estão alheios à Escola e sua
equipe pedagógica e administrativa. Por isso, várias temáticas ambientais são objeto de
trabalho nas escolas, em diferentes planos de trabalho e em distintas formas de gestão escolar.
Nas presentes orientações, o tema “Água Hoje e Sempre: Consumo Sustentável” é tratado
dentro de certos recortes temáticos, em propostas voltadas para o ensino médio, o ciclo II ou
ciclo I, tendo como finalidades convergentes a formação de atitudes para a redução do
consumo e a discussão sobre o uso sustentável da água, em amplo tratamento crítico.
Abordando tanto aspectos gerais e globais como os locais e particulares, os estudos são ora
mais conexos a determinadas disciplinas das áreas de Ciências da Natureza, ou de Ciências
Humanas e suas tecnologias, ora pertencem a um espectro inter e multidisciplinar – como por
exemplo, o estudo do conceito chave de sustentabilidade, que por sua complexidade deve ser
mencionado e especificamente tratado por diferentes especialidades ao longo da Educacão
Básica. A participação da área de Linguagens colabora para ampliar o significado cultural do
tema, além de gerar oportunidades de aprendizagem contextualizada de seus conhecimentos
próprios.
Também são apontados estudos que dependem de busca de informação no local específico da
Escola, de forma que as equipes gestoras possam adaptar as atividades a sua própria
realidade. Abrem-se oportunidades para que investigação e ação envolvam a escola e a
comunidade como um todo, num projeto educacional específico que comporta possibilidades
de duração curta ou média, durante o aproveitamento das propostas pelos professores, ou de
longa duração, pela implementação da Agenda 21 da Água na Escola.
Diante do exposto, os objetivos das presentes orientações são:
Subsidiar a escola a inserir a temática ambiental no projeto pedagógico, de forma transversal e
interdisciplinar, para ampliar e dar continuidade aos projetos bem-sucedidos na escola.
Fornecer documentos informativos aos técnicos e professores para que adquiram novos
conhecimentos sobre a questão ambiental, propiciando a autonomia profissional para enfrentar
os novos desafios educacionais na sociedade contemporânea.
Auxiliar os professores na realização de atividades investigativas de cunho socioambiental com
os alunos, com ações voltadas à transformação de suas realidades, tendo como eixo norteador
o desenvolvimento de competências e saberes de suas áreas de conhecimento que integram a
Educação Básica.
• Contribuir para a implementação do programa de uso racional de água nas escolas, por meio
de sensibilização na formação de técnicos pedagógicos, equipe escolar, alunos e comunidade
para que a escola seja um espaço de mobilização dessa comunidade.
Para a realização desses objetivos na Escola, é essencial o trabalho reflexivo e propositivo de
sua equipe pedagógica e administrativa, que, com o estudo do material, poderá adequá-lo à
sua realidade, às demandas e às características locais. Neste processo, é fundamental garantir
a busca dos melhores resultados para sua própria comunidade, na perspectiva de mudanças
efetivas em relação ao uso sustentável da água.
ORGANIZAÇÃO E USOS DO MATERIAL
As orientações encontram-se expostas em quatro partes:
1. Proposta de projetos para dois recortes temáticos: “Redução de consumo de água na
escola” e “Água ao longo da história”. Pensados inicialmente para orientar ações no Ensino
Médio e no Ciclo II, os projetos estão organizados didaticamente em separado, para melhor
aprofundar conceitos, procedimentos e atitudes. Entretanto, por serem complementares, é
fundamental garantir o desenvolvimento de ambos, inserindo-os na proposta pedagógica da
escola. Para os professores de Ciclo I, o material é destinado a estudo pessoal e a reflexão
coletiva.
Uma outra articulação deve ser observada pela equipe que examina o material: as orientações
aos Projetos completam-se com aquelas oferecidas nos Planos de trabalho multidisciplinar.
Caso a equipe decida orientar sua prática pelos Projetos, os professores das diferentes