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A proposta metodológica dos PCN/Arte se fundamenta basicamente na
Proposta Triangular, estabelecendo três eixos de aprendizagem norteadores:
“produzir, apreciar e contextualizar” (BRASIL, 1998, p.49). É observável a
correspondência entre as propostas, a saber: fazer artístico/produzir, história da
arte/contextualizar e análise de obras de arte/apreciar.
A adesão dos PCN aos pressupostos teóricos da Proposta Triangular já
se manifesta na Introdução do documento ao assumir que o desenvolvimento da
cultura de arte do aluno se dá “(...) fazendo, conhecendo e apreciando produções
artísticas” (BRASIL, 1998, p.19), e se confirma, principalmente, no subtítulo
“Caracterização geral e eixos de aprendizagem” (p.49), onde os chamados “eixos
de aprendizagem” são definidos um a um:
Produzir refere-se ao fazer artístico (como expressão, construção,
representação) e ao conjunto de informações a ele relacionadas, no
âmbito do fazer do aluno e do desenvolvimento de seu percurso de
criação. O ato de produzir realiza-se por meio da experimentação e
uso das linguagens artísticas.
Apreciar refere-se ao âmbito da recepção, incluindo percepção,
decodificação, interpretação, fruição de arte e do universo a ela
relacionado. A ação de aprender abrange a produção artística do
aluno e a de seus colegas, a produção histórico-social em sua
diversidade, a identificação de qualidades estéticas e significados
artísticos no cotidiano, nas mídias, na indústria cultural, nas
práticas populares, no meio ambiente.
Contextualizar é situar o conhecimento do próprio trabalho
artístico, dos colegas e da arte como produto social e histórico, o
que desvela a existência de múltiplas culturas e subjetividades”
(Grifo nosso, BRASIL, 1998, p. 50).
Portanto, as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte
para 5ª a 8ª séries estão submetidas à orientação geral apresentada na primeira
parte do documento: “Arte no ensino fundamental” (p. 19-54), cujas diretrizes se