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Dimensões Categorias Situação
Conhecimentos
Gerais
e Específicos
Embora os conteúdos dos cursos técnicos sejam considerados
importantes, reconhece-se o local de trabalho como o locus
privilegiado para a aprendizagem. A empresa, mais do que as
instituições de ensino, é o lugar da aprendizagem.
Essa dimensão da qualificação é enfraquecida, pois as
aprendizagens decorrentes das trajetórias individuais dos
empregados passam a ser mais valorizadas do que a sua
formação.
A qualificação deixa de ser expressa em função dos registros de
conceitos teórico-científicos das atividades profissionais.
Treinamento e
Formação
Profissional
A falta de tempo, devido à intensificação do trabalho, a ausência
de um local adequado e o crescimento dos treinamentos on-line,
levam à individualização do treinamento e da formação
profissional, pois essas passam a ser resultado da atitude do
empregado e do seu autodesenvolvimento.
Embora as duas noções apareçam juntas no processo de
certificação (Cequal), a competência prevalece sobre a
qualificação, pois esta é sempre questionada nos momentos de
avaliação.
Conceitual
Diplomas e
Certificados
A valorização das competências, ou seja, dos saberes tácitos e
sociais dos indivíduos fazem com que os diplomas e certificados
percam o seu valor social. Esses são anualmente questionados
nas avaliações por competência.
Plano de cargos e
Salários e Sistema
de Remuneração
Embora os salários sejam vinculados aos cargos, o que lhes dá
uma característica coletiva, a remuneração flexível, prática
crescente na empresa e baseada nas competências,
individualiza a relação salarial.
Carreira
A ascensão de um empregado não tem relação com sua
qualificação. Essa somente influencia em seu acesso inicial à
carreira. A partir daí, a sua competência assume o papel de
conduzi-lo a posições mais elevadas na hierarquia.
Empregabilidade
Como a competência não oferece garantias, os saberes tácitos
e sociais dos empregados são encarados como uma forma de
manter em alta a empregabilidade do indivíduo.
Social
Sindicato
Embora seja considerado importante, tem o seu papel
enfraquecido, pois cabe aos cargos de comando a mediação
dos conflitos com os empregados, havendo um deslocamento
do conflito do campo político para o técnico.
Saber-Fazer
Treinar os empregados nos padrões e procedimentos
operacionais e auditar a sua execução é a principal atividade
dos supervisores. Mesmo em um contexto de prescrições, a
competência surge como o fator de diferenciação e
reconhecimento.
Experimental
Saber-Ser
O alinhamento organizacional, que se traduz em uma
obediência prévia e em um estado de prontidão, é considerado
um atributo fundamental ao exercício da supervisão.
Quadro 7 – Resumo da análise das dimensões da qualificação na empresa
Fonte: Elaborado pelo autor