55
4 – Conclusão
Em Música e em Allegretto con moto, o uso da técnica dodecafônica, embora pouco
ortodoxo, tem o “papel de garantir a atonalidade” (GUERRA PEIXE, 1971, p. 11),
enquanto a estrutura das peças é construída, principalmente, com dois recursos:
repetição e dualismo repouso/tensão. A partir da análise das partituras, é possível
identificar elementos que favorecem a “comunicabilidade” dessas peças. A idéia de
“comunicabilidade” para Guerra Peixe está associada à clareza da forma, percebida
graças a uma familiaridade do ouvinte com o material utilizado na composição (ver
Introdução, p. 8). Assim, para ser compreendido nessas peças, o compositor procura
mostrar o contorno da forma de uma maneira que seja familiar ao ouvinte brasileiro
da década de 1940, habituado ao idioma tonal
24
. Nesse sentido, Música e Allegretto
con moto são escritas num idioma atonal, mas, os recursos da linguagem musical
que as estruturam são usados de maneira análoga ao uso que tradicionalmente se
faz desses recursos no idioma tonal.
A repetição, nunca exata, é suficientemente semelhante ao original para ser
reconhecida como repetição. No Allegretto e no primeiro e terceiro movimentos de
Música, são repetidos motivos, cuja semelhança está, principalmente, no ritmo e no
contorno melódico. As figurações rítmicas são repetidas literalmente ou são variadas
com aumentações e diminuições
25
. O contorno melódico é reconhecível, apesar de
não ser mantida uma proporção entre os intervalos repetidos. Já no segundo
movimento de Música, é mantida toda a estrutura geral da Exposição (o diálogo
entre flauta e piano e o esquema repouso/tensão/repouso), variando-se
24
“Modinha, embolada, côco, samba, desafio, congado, cantigas de roda, martelo, batuque, chôro,
toada, seresta, bumba-meu-boi, maracatú, e tantas outras formas já se tornaram comuns, com seus
caracteristicos melodicos e ritmicos, e com sua significação determinada no nosso processo musical.
As tentativas e realisações dos musicos novos brasileiros já começam a fazer evoluir aquele material:
Villa Lobos, Lorenzo Fernandes, Camargo Guarnieri, Garritano, Octaviano e outros buscam aquela
méta.” (GALLET, Luciano. A missão dos músicos brasileiros de agora. WECO, Ano II, n. 1, Fev./1930,
p. 15-17 apud KATER, 2001, p. 207-208). A ortografia original do texto foi mantida.
25
A esse respeito LIMA (2002, p. 203) conclui que Guerra Peixe adota “determinados procedimentos
composicionais, na busca de uma expressão particular na técnica dos doze sons guiada,
principalmente, pela intenção de ‘comunicabilidade’ e aproveitamento de ‘sugestões’ musicais
encontradas nas manifestações nacionais”. Dentre esses “procedimentos composicionais”, o ritmo é
identificado como o “gerador de motivos e unidade”, através do qual Guerra Peixe “procura assegurar
sua intenção de ‘comunicabilidade’.” (LIMA, 2002, p. 208)