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models (Hoffman, Novak, & Chatterjee, 1995; Morris & Ogan, 1996).
Many individual consumers can initiate communication to the same web
site at the same time. This many-to-many scenario is unique to the Web,
because many points of origination and destination coexist in cyberspace.
With such features as cyberchat and listserv mailing list that simultaneously
connects people with common interests, the Web becomes a mean for many-
to-many communications. There is no single source of message origination
or single destination on the Web. Negroponte (1996) describes such use of
computer networks as a ‘digital age’ in which all information is digitalized.
Information is customized to the demand of the consumer. Glider (1990)
predicts the new computer technology will increase the power of the people
by “blow[ing] apart all the monopolies, hierarchies, pyramids, and power
grids of established society. The medium will change from a mass-produced
and mass-consumed commodity to an endless feast of niches and specialties
4
(HA, JAMES, 1998, p.456).
A aposta de Sheizaf RAFAELLI e Robert LAROSE (1993) era que a Internet se
tornaria um meio de comunicação de massa novo e colaborativo. Seria alimenta-
do por informações de uma ampla audiência segmentada e sofreria um mínimo
controle editorial. As salas de bate-papo (chats), as conferências video-textuais
e os Eletronic Bulletin Boards seriam, segundo eles, três exemplos da emergente
4
Ao contrário da mídia de massa, que apresenta o modelo comunicacional um-todos, a Web
apresenta tanto o modelo todos-um quanto o modelo todos-todos (Hoffman, Novak, & Chatter-
jee, 1995; Morris & Ogan, 1996). Muitos usuários individuais podem iniciar uma comunicação
com o mesmo website ao mesmo tempo. Esse roteiro todos-todos é peculiar da Web porque
muitos pontos de origem e destino coexistem no ciberespaço. Com tantas características como
os ciberchats e listas de e-mails que simultaneamente conectam pessoas com interesses comuns, a
Web se torna um meio para uma comunicação todos-todos. Não há uma única fonte da origem
da mensagem nem um destino único na Web. Negroponte (1996) descreve tal uso da rede de
computador como uma “era digital” na qual toda a informação está digitalizada. A informação
é customizada para a demanda dos consumidores. Glider (1990) prevê que a nova tecnologia
do computador irá aumentar o poder das pessoas ao demolir todos os monopólios, hierarquias,
pirâmides e poderosas grades da sociedade. A mídia irá mudar, de algo que é produzido e con-
sumido em massa, para um banquete sem fim de nichos e especialidades.