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Fonte: SILVA, M. A.; SOUZA, R. Gestão do Processo do Projeto de Edificações. São Paulo: O
Nome da Rosa, 2003. p. 146 – 148.
Requisito NBR ISO9001 Como atender?
7.3.3 Saídas de projeto e
desenvolvimento
Assegurar que o projeto atenda aos requisitos de entrada, forneça informações apropriadas para compra
de materiais e para execução da obra, e qualquer outra característica essencial para interpretação correta
do projeto no canteiro de obras.
7.3.4 Análise crítica de projeto e
desenvolvimento
Conforme determinado no planejamento do projeto, realizar análises do andamento do desenvolvimento
do projeto, avaliando se o projeto está sendo elaborado considerando todos os requisitos do cliente, para
identificação de qualquer problema e proposição das ações necessárias para atingir os resultados
esperados.
7.3.5 Verificação de projeto e
desenvolvimento
Conforme determinado no planejamento do projeto, realizar verificações para assegurar que o projeto
atenda aos requisitos de entrada.
7.3.6 Validação de projeto e
desenvolvimento
Conforme determinado no planejamento do projeto, avaliar se o projeto resultante é realmente capaz de
atender aos requisitos especificados. Se possível, essa avaliação deve ser feita antes da execução da obra,
através de simulações em computador, aprovação por parte de concessionárias de serviço públicos,
análise feitas por outros projetistas, etc.
7.3.7 Controle de alterações de
projeto e desenvolvimento
Controlar as alterações realizadas no projeto, identificando-as adequadamente e analisando-as antes de
liberar sua execução na obra.
7.4.1 Processo de aquisição
Estabelecer requisitos para controlar serviços para desenvolver o projeto, definindo critérios de seleção e
avaliação de fornecedores de serviço (projetistas externos, desenhistas, copiadoras, confecção de
maquetes, etc.)
7.4.2 Informações de aquisição
Descrever o serviço a ser contratado, incluindo, quando necessário, requisitos para qualificação do
pessoal, procedimentos e equipamentos a serem utilizados, e critérios para aprovação do serviço
contratado.
7.4.3 Verificação do produto
adquirido
Estabelecer inspeção para recebimento e aceitação do serviço realizado pelo fornecedor para verificar se
ele atendeu aos requisitos especificados nas informações de aquisição.
7.5.1 Controle de produção e
fornecimento de serviço
Planejar e realizar a elaboração do projeto sob condições controladas, incluindo disponibilidade
informações para o projeto, procedimentos de trabalho padronizados, utilização de equipamento adequado
e monitoramento das etapas de projeto, abrangendo inclusive a entrega do projeto e atividades de pós-
entrega.
7.5.2 Validação dos processos de
produção e fornecimento
de serviço
Validar os processos que requeiram
software
de dimensionamento e calculo e que devam ser testados
antes de aplicados em escala de produção.
7.5.3 Identificação e
rastreabilidade
Criar controle dos arquivos eletrônicos e documentos de projeto (plantas, memoriais descritivos, etc.) que
permitam identificá-los e rastreá-los a qualquer momento no processo de elaboração do projeto.
7.5.4 Propriedade do cliente
Estabelecer cuidados para preservação, proteção e sigilo de todo e qualquer documento ou outro tipo de
elemento que contenham informações de propriedade do cliente que esteja sob o controle da empresa
projetista.
7.5.5 Preservação do produto
Criar mecanismos de identificação, manuseio, embalagem, armazenamento e proteção para o projeto, no
meio em que estiver, seja físico (em papel) ou eletrônico, durante todos os processos de elaboração de
projeto até a sua entrega ao cliente.
7.6 Controle de dispositivos de
medição e monitoramento
Este requisito não é aplicável para projetistas.
8.1 Generalidades (Medição,
análise e melhoria)
Realizar as atividades necessárias de monitoramento e análise para demonstrar a conformidade do projeto
aos seus requisitos de entrada e assegurar o funcionamento e a melhoria contínua do Sistema de Gestão
da Qualidade.
8.2.1 Satisfação dos clientes
Monitorar a percepção do cliente sobre se ele considera que a empresa atendeu seus requisitos para p
projeto.
8.2.2 Auditoria interna
Realizar verificações periódicas para determinar se o Sistema de Gestão da Qualidade atende aos
requisitos da NBR ISO9001 e se ele está mantido e funcionando eficazmente.
8.2.3 Medição e monitoramento
de processos
Realizar o monitoramento do processo de desenvolvimento do projeto através de acompanhamento do
planejamento do projeto (prazo, custo), acompanhamento dos objetivos da qualidade, levantamento de
freqüência de erros cometidos na elaboração do projeto, etc., verificando o desempenho dos processos do
Sistema de Gestão da Qualidade.
8.2.4 Medição e monitoramento
do produto
Realizar o monitoramento do projeto durante sua elaboração através das atividades de verificação, análise
critica, controle das alterações e validação do projeto, verificando se os requisitos do projeto estão sendo
atendidos.
8.3 Controle de produto não
conforme
Assegurar que projetos que não estejam atendendo seus requisitos de entrada sejam identificados e
controlados para evitar que sejam utilizados ou entregues ao cliente.
8.4 Análise de dados
Determinar, coletar e analisar dados que permitam avaliar o funcionamento do Sistema de Gestão da
Qualidade e a necessidade de melhorias, incluindo informações sobre a satisfação de clientes, atendimento
aos requisitos do projeto, monitoramento do projeto, monitoramento dos processos de desenvolvimento
de projeto e fornecedores de serviços.
8.5.1 Melhoria contínua
Utilizar a política da qualidade, os objetivos da qualidade, resultados de auditorias, análise de dados, ações
corretivas, ações preventivas e análise crítica pela direção para melhorar continuamente o Sistema de
Gestão da Qualidade.
8.5.2 Ação corretiva
Executar ações para eliminar as causas de ocorrência de não-atendimento a algum requisito dentro do
Sistema de Gestão da Qualidade.
8.5.3 Ação preventiva
Executar ações para eliminar as causas de um potencial não-atendimento a algum requisito dentro do
Sistema de Gestão da Qualidade.