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RESUMO
O presente estudo buscou conhecer e analisar o conhecimento dos egressos dos
programas de pós-graduação em Administração Hospitalar, contribuindo para o
aprimoramento dos currículos desses programas, em especial o conteúdo de
planejamento estratégico. Para tanto, foi importante conhecer a origem e a
evolução da instituição hospitalar e conseqüentemente da própria administração
hospitalar. Frente à evolução histórica da Administração Hospitalar no Brasil, os
gestores das instituições de saúde, provenientes de diferentes áreas de formação,
necessitaram buscar qualificação para ser acrescentada à sua experiência
prática, colocando-os à altura da responsabilidade de gerir essa complexa e
dinâmica instituição de nossa sociedade, que é o Hospital. O objetivo desse
estudo foi a verificação do conhecimento dos gestores de saúde acerca de
planejamento estratégico, avaliando a utilização da ferramenta Balanced
Scorecard (BSC) como facilitador na construção desse planejamento. Foi
realizada uma pesquisa descritiva aplicada, onde os resultados obtidos através da
coleta de dados foram investigados por meio de questionário semi estruturado,
com questões abertas junto aos pesquisados e exercício prático com utilização do
BSC. Foram coletadas informações e opiniões dos pesquisados com relação a
sua formação, especialização e área de atuação profissional por meio de
questões fechadas. Os questionamentos sobre o curso de pós-graduação, teorias
conhecidas e aplicadas de planejamento estratégico, necessidades identificadas,
oportunidades e pontos falhos apontados nos cursos, foram abordados em
questões abertas. Foi realizado o exercício prático de aplicação do BSC,
analisando seu papel como facilitador ou não na construção do planejamento
estratégico nas instituições de atuação dos pesquisados. Os pesquisados
cursaram programas de pós-graduação em instituições de ensino situadas em
diferentes regiões geográficas no Brasil, todas de caráter privado. A grande
maioria deles, atuando em instituições privadas conhecedoras de teorias de
planejamento estratégico, teve a oportunidade de implantá-lo ao longo de sua
experiência profissional, com resultados satisfatórios. A ferramenta do BSC foi
apontada como conhecida pela maioria dos pesquisados, apesar disso cerca de
metade deles encontrou dificuldades em seu uso, mas avaliou o resultado de sua
aplicação como satisfatório. Denotou-se do estudo realizado a necessidade de
atualização dos programas de pós-graduação oferecidos pelas instituições de
ensino, em particular para o conteúdo da disciplina de planejamento estratégico
com a inserção de conteúdos práticos, apresentando ferramentas como o BSC, e
estimulando a sua utilização por parte dos gestores, cuja missão precípua é o
direcionamento das instituições em que atuam.