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O mundo simbólico pode ser encarado como a interpretação imaginária que
fazemos do Real. O significado tem para o ser humano a importância de algo que
justifica sua existência. O sentido é aqui visto como um significado que, já
compreendido, orienta e oferece direção para as escolhas da vida.
Para Victor Emil Frankl, fundador da terceira
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escola de Viena, o ser humano
é dotado de uma vontade de sentido, que o conduz a uma determinada direção. O
sentido é encontrado em sua integralidade
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, em sua compreensão dos para quês de
sua existência e de sua responsabilidade
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para com a mesma. Frankl trabalha a
vontade de sentido do homem, demonstrando que o mesmo necessita dela para
justificar e motivar sua caminhada pela vida (FRANKL, 1992, p. 77).
As questões existenciais sempre estiveram presentes no ser humano, desde
a formação de sua consciência. Esse aspecto da vida sofreu grande contribuição da
filosofia e da religião, uma alimentando a outra. Sendo isso uma influência cultural,
possui seu papel na formação da personalidade, na formação do superego e,
conseqüentemente, na relação do ego com os instintos e com a realidade externa.
O ser humano, portanto, é um ser simbólico que a tudo confere significado.
Isso o coloca à mercê da dominação simbólica, que se estabelece na relação entre
a significação e o meio social. De acordo com Bourdieu, mediante a consagração
simbólica é possível “converter a arbitrariedade do nomos social em necessidade da
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O Sujeito psicanalítico é o sujeito que já passou pelo complexo de castração, é diferenciado na
escrita por ser mantido em letra maiúscula.
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A primeira escola de Viena foi a de Sigmund Freud, com a psicanálise; a segunda, foi a de Adler,
que estudava a vontade do poder.
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A primeira escola de Viena foi a de Sigmund Freud, com a psicanálise; a segunda, foi a de Adler,
que estudava a vontade do poder.
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O noos, a totalidade, a integralidade do ser humano, para Marx Scheler, citado por Roberto
Rodrigues é “Núcleo Noético” (RODRIGUES, 1989, p. 113).
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O noos, a totalidade, a integralidade do ser humano, para Marx Scheler, citado por Roberto
Rodrigues é “Núcleo Noético” (RODRIGUES, 1989, p. 113).
Responsabilidade, no sentido de responder para, de se posicionar.
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Responsabilidade, no sentido de responder para, de se posicionar.