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ANEXO 2
FERRAMENTAS ASSÍNCRONAS E SÍNCRONAS
Ferramentas assíncronas
Correio
eletrônico
ou e-mail
Trata-se de uma ferramenta assíncrona, rápida e por meio da qual é possível enviar
arquivos com imagens e sons. Em 1971, o engenheiro de computação, Ray Tomlinson
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da BBN - Bolt Beranek & Newman, com um programa chamado SNDMSG, envia o
primeiro "correio eletrônico" (para ele mesmo), e coloca na mensagem um pequeno
teste: "QWERTYUIOP". Ray resolveu separar o nome do "usuário" do "nome do
computador" pelo símbolo "@”. A grande vantagem dessa ferramenta é que cada um
pode enviar ou receber suas mensagens e/ou arquivos de acordo com sua
disponibilidade de tempo. Conforme Primo (2000), O serviço de correio eletrônicos
permite uma discussão assíncrona entre no mínimo duas pessoas (tendo em vista que
uma mesma mensagem pode ser enviada para um número bem maior de destinatários).
Atualmente, correio eletrônicos podem ser escritos em HTML e conter imagens,
backgrounds e carregar consigo qualquer outro arquivo. Mesmo assim, certas
mensagens não-verbais como fisionomia ou entonação de voz, importantes em um
contato interpessoal, não podem ser valorizadas através de correio eletrônicos.
Convencionou-se assim o uso de emoticons com o intuito de oferecer pistas sobre como
se sente o redator ao escrever a mensagem (alegre, triste, irônico, etc.).
Lista de
discussão
As mensagens são organizadas de forma hierárquica, de tal forma que é mais fácil
visualizar quais mensagens pertencem a um mesmo tópico. Esta ferramenta nos
ambientes de aprendizagem on-line pode ser utilizada como um espaço aberto para a
disponibilizar opiniões críticas a respeito de tópicos abordados pelo grupo de alunos em
parceria com o docente. Conforme Primo (2000), diferentemente do correio eletrônico
que normalmente é usado para o diálogo “um para um”, as listas permitem discussões
de “muitos para muitos”. Devido à freqüente intensidade de debates e número de
mensagens compartilhadas, mesmo interagentes que jamais se encontraram fisicamente
tem a impressão de se conhecerem muito bem. Além disso, como a grande maioria das
listas de discussão tem por objetivo uma temática específica, muitas são as
comunidades virtuais que se organizam a partir e em torno desse serviço eletrônico.
Os tutores e alunos devem ser orientados conforme Tori
para que os fóruns de discussão (listas de discussão) sejam
utilizados de forma descentralizada, nos quais os professores
participem, observem, e interfiram se necessário, mas que não sejam
o centro do processo; a centralização no professor causa sobrecarga
para o mesmo e frustração aos alunos, além de provocar sub-
utilização do potencial oferecido pela ferramenta (2003).
Ferramentas síncronas
Sala de bate-
papo ou chat
O chat é o diminuitivo de IRC (Internet Relay Chat) e foi desenvolvido por Jarkko
Oikarinen
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em meados de 1988. A tradução do termo Sala de bate-papo
encontrada no Dicionário de Cambridge (2001) é a seguinte: conversa informal,
conversa amigável. Semelhante ao correio eletrônico, o sala de bate-papo ou sala
de bate-papo permite o envio de pequenas mensagens (linhas de texto) ao
servidor, sendo que estas podem ser lidas pelos usuários em "tempo real", quer
dizer, ao mesmo tempo em que o remetente envia a mensagem, o destinatário
ode consultá-la de seu com
utador e imediatamente res
ondê-la,
ossibilitando
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Ray Tomlinson não desfruta do resultado de sua criação, porque inadvertidamente, não registrou a
patente do invento, mas deixou para o mundo digital talvez o mais poderoso e eficaz meio de
comunicação eletrônica até hoje existente (http://www.cultura.ufpa.br/dicas/int-his.htm).
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O sala de bate-papo foi criado em agosto de 1988, na Finlândia por Jarkko Oikarinen, que
trabalhava então no Departamento de Ciência de Processamento de Informação da Universidade de
Oulu. (www.terravista.pt/ancora/3435/new_page_2.htm)