Existem tipos de pesquisas ainda mais aprofundadas, como as pesquisas
qualitativas, realizadas por empresas contratadas para pesquisar mais a fundo o
que deve ser mudado. Por exemplo, reúne-se um grupo de umas dez pessoas,
escolhidas a partir de um perfil de público-alvo, que são convidadas a participar de
uma discussão a respeito de um produto ou assunto
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. Quase sempre, elas não
são informadas sobre o objetivo da pesquisa, mas a discussão é orientada por um
dos pesquisadores e outros as observam de outra sala, através de um espelho
falso ou câmeras de vídeo escondidas. Estas pesquisas permitem avaliar mais
detalhadamente os hábitos e as motivações dos consumidores. Se a empresa for
grande, ela pode ter seu próprio departamento de pesquisa.
d) A quarta e última fonte é o sistema de apoio às decisões de marketing. Como o
próprio nome diz, é toda ferramenta de software, hardware, sistemas coordenados
de dados e técnicas que se pode reunir numa empresa para dar certeza, apoio,
substância às decisões de marketing
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.
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Segundo Armando Sant’Anna (Sant’Anna, 1996, página 38), a pesquisa de mercado consiste em
complementar ou suplementar o conjunto de critério ou opiniões, ou mesmo “reconhecimentos” ou
intuição do administrador, procurando reconstituir todas as relações que se estabelecem entre os
fatos, ou descrever, através de sondagens periódicas, as tendências das vendas num mercado que
está em permanente mudança e transformação.
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Uma grande ferramenta de apoio às empresas, atualmente, são os softwares de gerenciamento
(Bonavita, Duro, 2001, página 75). O que fazem estes programas de computador? Por exemplo, o
representante de uma concessionária de automóveis de São Paulo digita no computador um
pedido, feito por um cliente, de um carro Gol 1.6 de cor vermelha, com trio elétrico e ar-
condicionado. Via rede de telefonia, o computador
dele está ligado ao computador central, o
servidor, da montadora. Alguém, lá na montadora, recebe o pedido e verifica, através do mesmo
sistema, se ele tem o carro especificado no pátio, no estoque. Se tiver, com uma nova digitação no
sistema, ele remete o pedido a várias divisões dentro da montadora como: o setor de vendas, que
vai emitir a fatura; o de transporte, que vai colocar o carro num caminhão cegonha, para enviá-lo a
São Paulo; e
também ao departamento de marketing, que ficará sabendo de mais uma opção do
consumidor por um determinado tipo de carro, com características específicas.
Este sistema faz com que várias informações circulem na empresa num tempo mínimo, fornecendo
dados e apoio, que permitirão ao marketing tomar novas decisões com respeito às suas ações.