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Valor e participação das receitas da bilheteria do cinema americano em países selecionados, 1994-1996:
Participação Bilheteria
1994 1995 1996 1994 1995 1996
Países % % % $m $m $m
Bélgica 75,8 72,4 69,8 88,7 89,1 88,3
Dinamarca 67,0 81,1 67,0 44,1 54,3 50,3
Finlândia 66,0 76,5 26,3 35,3
França 60,9 53,9 54,3 488,0 506,5 498,1
Alemanha 81,6 87,1 75,1 642,3 740,0 645,2
Grécia 70,0 72,0 26,4 42,4
Itália 61,4 63,2 56,7 321,1 321,0 325,7
Holanda 89,2 82,1 90,0 95,9 104,1 105,9
Espanha 72,3 71,7 77,8 243,0 290,4 324,7
Suécia 67,5 68,5 80,2 89,6
Inglaterra 90,2 83,7 81,7 567,3 543,9 574,3
Noruega 58,4 55,9 53,5 38,1 39,9 39,9
Suíça 75,3 69,8 109,9 110,5
Total Europa 71,2 66,0 63,3 2.810,8 2.856,6 2.772,3
Bulgária 85,0 87,0 83,0 0,3 3,3 1,2
República Tcheca 70,0 78,0 7,5 7,6
Polônia 78,0 83,0 88,9 19,6 34,5 38,9
Romênia 47,0 68,5 78,9 3,5 5,8 5,6
Total CE 71,4 68,9 63,2 2.662,7 2.816,6 2.612,5
Total CEE 41,9 48,1 79,8 49,5 51,2 45,7
Total Europa 70,3 65,5 63,5 2.860,3 2.907,8 2.818,0
USA 96,0 96,0 96,0 5.180,4 5.273,8 5.675,0
Fonte: Screen Digest, Agosto 1997.
Não é apenas nas salas de exibição que a indústria norte-americana domina a maior fatia
da audiência nos mercados nacionais. “Estatísticas da OECD mostram que, em 1992,
apenas os EUA e a Inglaterra apresentaram superávits no comércio internacional de
filmes e programas de televisão, com valores de US$ 2 bilhões e US$ 25 milhões,
respectivamente” (Min.C., 1998).