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LUCIANA GARCIA DE LIMA
A NEGAÇÃO DA INFÂNCIA
Mogi das Cruzes
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2006
LUCIANA GARCIA DE LIMA
A NEGAÇÃO DA INFÂNCIA
Dissertação apresentada ao Programa de Pós-
graduação em Semiótica, Tecnologias de
Informação e Educação, da Universidade Braz
Cubas,para a obtenção do título de Mestre em
Semiótica, Tecnologias de Informação e
Educação.
Área de concentração: Semiótica na Educação.
Orientador: Profa. Dra. Rosemary Roggero
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MOGI DAS CRUZES
2006
AUTORIZO A REPRODUÇÃO OU DIVULGAÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTE
TRABALHO, POR QUALQUER MEIO CONVENCIONAL OU ELETRÔNICO, PARA
FINS DE ESTUDO E PESQUISA, DESDE QUE CITADA A FONTE.
Lima, Luciana Garcia de
A negação da infância / Lima, Luciana Garcia de. Mogi
das Cruzes: UBC, 2006. 172f.
Dissertação (mestrado) – Universidade Braz Cubas.
Programa de Pós-graduação em Semiótica,
Tecnologias da Informação e Educação. Mogi das Cruzes –
SP.
Orientador: Profa. Dra. Rosemary Roggero
1. Pós-modernidade. 2. Negação da infância. 3. Histórias de
vida
Ao meu marido, Duda e aos meus
filhos, Bruno e Vitor, por caminharem sempre ao meu lado.
AGRADECIMENTOS
Agradeço a Deus, em primeiro lugar, porque se hoje percorro este caminho é
porque Ele o trilhou para mim.
À Vida que me é tão boa.
Ao PJ, pelas inspirações.
Ao meu marido, Duda, pelo apoio e incentivo constantes.
Aos meus filhos, Bruno e Vitor, que sempre me acompanham com dedicação e
carinho.
À minha orientadora, Profa. Dra. Rose Roggero, por compartilhar comigo, com
entusiasmo, seu saber, sua experiência e as várias horas dedicadas à produção desta
pesquisa, estando sempre presente neste caminhar, se colocando ao meu lado nos
momentos mais difíceis.
À Capes, pelo apoio financeiro.
À Augusta, Paula, Michelle, Inaldo, Adriane, Cláudio, Patrícia, Sandro, Tereza,
Renato, Maria Inês, Cida que, generosamente, narraram suas histórias e me cederam
os direitos de utilização delas para os fins desta pesquisa.
Às Profa. Dra. Marisa Del Cioppo Elias, Profa. Dra. Emilia Cipriano Sanchez e
Profa. Dra. Sonia Alvarez pelas precisas e valiosas contribuições oferecidas na ocasião
do exame de qualificação.
Aos meus amigos Roberto, Eneida, Rita, Suami, Kellen, Fernando e Ubajara pela
constante disponibilidade e amizade.
Aos meus pais, Renato e Eliane, que me acompanham sempre com dedicação,
carinho e esforços e se preocupam com as minhas vitórias, que na verdade são deles.
Aos meus avós Tereza e Alcides (in memorian), Julia e Renê (in memorian), aos
meus tios Eneida, Walter, Sérgio, Angeli, Cuca e Wanda (in memorian), aos meus
primos Waltinho, Renan, Laura e Athos e aos meus irmãos Rafael e Paula por fazerem
a minha infância e a minha vida tão boas.
Dia a dia, nega-se às crianças o direito de ser crianças.
Os fatos que zombam desse direito, ostentam
seus ensinamentos na vida cotidiana.
O mundo trata os meninos ricos como se fossem dinheiro,
para que se acostumem a atuar como o dinheiro atua.
O mundo trata os meninos pobres como se fossem lixo,
para que se transformem em lixo.
E os do meio, que não são nem pobres nem ricos,
conserva-os atados à mesa do televisor,
para que aceitem desde cedo,
como destino, a vida prisioneira.
Muita magia e muita sorte têm as crianças
Que conseguem ser crianças”.
(Eduardo Galeano)
RESUMO
LIMA, L.G. A negação da Infância. 2006. Dissertação de Mestrado Programa de Pós-
graduação em Semiótica, Tecnologias da Informação e Educação, Universidade Braz
Cubas, Mogi das Cruzes, SP, 2006.
Considerando o conceito de infância como sendo em parte socialmente produzido,
variando, portanto, no tempo e espaço, procuramos investigar o surgimento deste e sua
transformação ao longo da história para que possamos compreender as influências da
sociedade atual, denominada pós-moderna, neste período da vida. Assim examinada, a
noção de infância passa a ser o ponto de partida da elaboração de um pensamento
crítico de contornos contemporâneos. Conhecer como a sociedade pós-moderna
delineia a infância ajuda a melhor compreender a própria criança e as expectativas dos
adultos em relação a ela, que às vezes impõem modelos e situações contraditórias. O
presente estudo visa, por meio das narrativas das histórias de vida de pais, avós e
professores acerca da infância, buscar compreender os elementos que contribuem para
a negação da infância na sociedade s-moderna e de que forma essa negação pode
repercutir no desenvolvimento posterior do sujeito, pois partimos da hipótese de que ao
não vivenciar plenamente a infância, o indivíduo, quando adulto, tende a,
inconscientemente, voltar a essa fase em busca de algo perdido, tornando-se, muitas
vezes, um adulto infantilizado. Para a realização desta pesquisa, utilizamos como
referenciais teóricos historiadores europeus e brasileiros que tratam da história da
infância, autores clássicos das ciências psicológicas do século XX (psicanalistas,
behavioristas e a abordagem psicogenética), além de autores que descrevem e
analisam a sociedade atual a partir de uma abordagem crítica da sociedade.
Palavras-chave: Negação da infância, Pós-modernidade, Histórias de vida.
ABSTRACT
Considering the concept of childhood as being in part socially produced, diverging,
therefore, on time and space, we have investigated the emergement of childhood and its
transformation during the history in order to understand the influences of the nowadays
society, called post modernity, in this phase of life. Examined in this manner, the
concept of childhood has passed to be the departure of the construction of a critical idea
with contemporary profile. Knowing the way that post modernity society shapes the
childhood helps to understand better the child and the adults’ expectations related to it
that, sometimes, imposes contradictories models and situations. The aim of this
research is to understand the elements that contribute to the denial of childhood,
through the narratives of life’s histories of parents, grandparents and teachers about
childhood in post modernity society and how this denial can reverberate in the future
development of the individual. Since we part from the supposition that when the person
do not live completely its childhood, when it becomes an adult, is able to, unconsciously,
come back to this phase to look for something lost, acting, some times, as an infantilized
adult. To elaborate this research, we used, like a theoretical references, Europeans and
Brazilians historians that dealt with childhood history, classics authors of the
psychological sciences of the XX century (psychoanalysts, behaviorists and
psychogenetic approach), besides authors that describes and analyses the nowadays
society through the critical approach of the society.
Keywords: Denial of childhood, post modernity, Life’s histories.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO........................................................................................................01
1. HISTÓRIA DA INFÂNCIA..................................................................................05
1.1. O QUE É A INFÂNCIA.....................................................................................05
1.2. CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA NA IDADE MÉDIA NA EUROPA.....................05
1.2.1. Política.........................................................................................................08
1.2.2. Sociedade....................................................................................................08
1.2.3. Economia.....................................................................................................09
1.2.4. Religião........................................................................................................09
1.2.5. Educação.....................................................................................................09
1.2.6. Arte...............................................................................................................10
1.2.7. Cultura.........................................................................................................10
1.2.8. Ciência.........................................................................................................12
1.2.9. Infância........................................................................................................12
1.3. CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA DA MODERNIDADE NA EUROPA..................15
1.3.1. Política.........................................................................................................15
1.3.2. Sociedade....................................................................................................16
1.3.3. Economia.....................................................................................................16
1.3.4. Religião........................................................................................................17
1.3.5. Educação.....................................................................................................17
1.3.6. Arte...............................................................................................................20
1.3.7. Cultura.........................................................................................................21
1.3.8. Ciência.........................................................................................................24
1.3.9. Infância........................................................................................................25
1.3.10. Revolução Industrial.................................................................................26
1.4. CONCEPÇÕES DE INFÂNCIA NO BRASIL...................................................28
1.4.1. Primeira fase...............................................................................................28
1.4.2. Segunda fase..............................................................................................31
1.4.3. Terceira fase...............................................................................................34
2. CONTRIBUIÇÕES E LIMITES DAS ABORDAGENS PSICOLÓGICAS SOBRE
A INFÂNCIA...........................................................................................................38
2.1. CONTRIBUIÇÕES DA PSICANÁLISE............................................................40
2.2. A CONCEPÇÃO DE CRIANÇA SEGUNDO O BEHAVIORISMO...................54
2.3. ABORDAGENS PSICOGENÉTICAS E O CONCEITO DE INFÂNCIA...........55
3. A CONTEMPORANEIDADE E A INFÂNCIA.....................................................64
3.1. A CONTEMPORANEIDADE............................................................................66
3.2. A TELEVISÃO OU “O MEIO QUE ESCANCARA TUDO”...............................69
3.3. VIDEOGAMES.................................................................................................74
3.4. A FAMÍLIA PÓS-MODERNA...........................................................................75
3.5. A ESCOLA PÓS-MODERNA...........................................................................76
3.6. A NEGAÇÃO DA INFÂNCIA............................................................................83
3.7. EXPLORANDO AS POSSÍVEIS CONSEQUÊNCIAS DA NEGAÇÃO DA
INFÂNCIA...............................................................................................................88
4. HISTÓRIAS DE VIDA TEMÁTICA: A INFÂNCIA..............................................93
4.1. O MÉTODO.....................................................................................................93
4.2. O ENCONTRO COM A INFÂNCIA.................................................................98
4.2.1. O discurso das professoras......................................................................98
4.2.2. O discurso das mães................................................................................111
4.2.3. O discurso dos pais..................................................................................119
4.2.4. O discurso dos avôs.................................................................................129
4.2.5. O discurso das avós.................................................................................131
4.3. INFÂNCIA: EXPERIÊNCIAS E SENTIDOS...................................................136
4.3.1. O conceito.................................................................................................136
4.3.2. O foco........................................................................................................137
4.3.3. A experiência............................................................................................139
4.3.4. O exemplo.................................................................................................141
4.3.5. A informação.............................................................................................144
4.3.6. A escola.....................................................................................................146
4.3.7. O especialista...........................................................................................149
4.3.8. A expectativa............................................................................................150
4.3.9. O recurso..................................................................................................151
4.3.10. A comparação........................................................................................153
4.3.11. A liberdade.............................................................................................154
4.3.12. A negação...............................................................................................155
4.3.13. O gênero..................................................................................................157
4.3.14. A conseqüência......................................................................................157
4.3.15. A solução.................................................................................................160
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................................164
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................................169
LISTA DE FIGURAS
Figura 1 – “O nascimento de Vênus”......................................................................10
Figura 2 – “Lê Peintre Jean-Baptiste et as fille”.........................................……......11
Figura 3 – “Portrait of a boy holding a rose”...............................................…...…..11
Figura 4 – Boneca alemã………………………………………………………............12
Figura 5 – Meninas francesas da classe alta..........................................................13
Figura 6 – Menino operário em Petrópolis..............................................................14
Figura 7 – “The painter’s daughters with a cat”.........................................………...14
Figura 8 – Palmatória……………………………………………………………………19
Figura 9 – “En classe, el travail des petits”……………………………….......………20
Figura 10 – “A la barrière de Dalby”………………………………………......…….21
Figura 11 – Meninos da puerícia…………………………………………………....…22
Figura 12 – Modelo de vida sexual……………………………………………….……23
Figura 13 – Jesuítas……………………………………………………………....…….23
“Meu Deus, me dá cinco anos, me dá a mão, me cura de ser grande”
(Adélia Prado)
INTRODUÇÃO
A maneira como se desenvolve o conceito de infância pode constituir uma
excelente projeção do sistema de valores e de aspirações de uma sociedade. Esta
constatação pode ser atribuída a qualquer conceito existente, porém o conceito de
infância possui a particularidade de se referir não apenas a algo externo, mas ao
passado de cada um, ao mesmo tempo, que ao futuro de cada grupo humano.
O conceito estudado nesta pesquisa é recente, surgiu com a filosofia idealista
alemã apenas no final do culo XVII, ao mesmo tempo em que surgiu o conceito de
indivíduo e que as ciências começaram a se desenvolver.
Considerando o conceito de infância como sendo em parte socialmente
produzido, variando, portanto, no tempo e espaço, procuramos investigar o surgimento
deste e sua transformação ao longo da história para que possamos compreender as
influências da sociedade atual, denominada pós-moderna, neste período da vida.
Assim, o presente estudo tem como objetivo compreender os elementos que
contribuem para a negação da infância na sociedade pós-moderna e de que forma essa
negação pode repercutir no desenvolvimento posterior do sujeito.
Tais perguntas nos remetem às hipóteses de que a sociedade pós-moderna, ao
adultizar as crianças, colabora para o encurtamento da infância e, conseqüentemente,
para seu desaparecimento. Além disso, ao deixar de vivenciar a infância plenamente,
as crianças (pseudo) amadurecem mais rápido, mas tornam-se adultos que tendem a,
inconscientemente, voltar a essas fases na tentativa de recuperar algo perdido,
tornando-se, muitas vezes, adultos infantilizados.
O interesse em realizar um estudo sobre a infância está ligado à assistência
psicológica em âmbito clínico e institucional, realizada ao longo da carreira profissional
da pesquisadora, em especial, em consultório particular. A partir dos sete anos de
experiência em clínica infantil e adulta, surgiu nosso interesse por este tipo de
pesquisa, a fim de melhor compreender como as mudanças sociais vêm interferindo na
infância neste início de século XXI.
Além disso, observamos as crescentes queixas, principalmente entre jovens e
crianças, do que viremos a chamar no interior desta pesquisa de sintomas fashion, com
encaminhamentos realizados, especialmente, pelas escolas. Outro dado que nos
chama a atenção é que a idade com que essas crianças chegam ao consultório em
busca de ajuda está diminuindo significativamente. Crianças de 3 / 4 anos sofrem de
males atribuídos, até pouco tempo atrás, somente aos adultos.
Para a realização desta pesquisa, contemplamos a abordagem das Histórias de
Vida narradas por pais, professores e avós acerca da infância com a finalidade de
compreender que elementos da sociedade pós-moderna influenciam ou contribuem
para a negação da infância. Assim examinada, a noção de infância passa a ser o ponto
de partida da elaboração de um pensamento crítico com contornos contemporâneos.
Além disso, essa abordagem pode atuar como um meio de promover a reflexão
dos cuidadores, profissionais e estudiosos da infância a fim de modificar o tratamento
que despendem às crianças e promover a emancipação destas, assim como de refletir
sobre seu próprio processo individual.
Para desenvolver esse pensamento, a presente pesquisa es estruturada em
quatro capítulos:
No capítulo primeiro, A História da Infância, apresentamos o contexto histórico
em que o conceito de infância surgiu, e como se deu seu desenvolvimento até os dias
de hoje, para introduzir a nossa discussão acerca da infância atual. Para isso, o recorte
proposto é da Europa Ocidental, onde surgiu o conceito, visto que essa cultura exerceu
maior influência na constituição da nossa cultura e, então, a exploração do contexto
da infância brasileira. Os autores que embasaram essa descrição foram,
principalmente: Ariès (1981), Costa (2004), Del Priore (2002) e Basílio (2003).
No capítulo II, Contribuições e Limites das abordagens psicológicas sobre a
infância, apresentamos a concepção de infância para autores clássicos das abordagens
psicológicas do século XIX e XX. Entre eles, encontram-se: Freud (1987), Klein (1997),
Lacan (1998) e Winnicott (1975, 1983 e 1996) da abordagem psicanalítica; Skinner
(apud Bock, Furtado e Teixeira, 1993), representando o Behaviorismo; e Piaget (1964),
Vigotsky (1999) e Wallon (1973, 2005) com suas teorias psicogenéticas.
O capítulo III, A contemporaneidade e a infância, apresenta a fundamentação
teórica do que permite compreender as características da chamada pós-modernidade e
como se desenvolve a infância neste contexto. Para isso, os principais autores
utilizados foram: Sarlo (2004), Dufour (2005) e Postmam (1999), que são autores
contemporâneos e estão colocados em diálogo com Adorno (2003 e 2006), que, em
meados do século XX, já discutia a negação da subjetividade humana.
O capítulo IV, Histórias de Vida: Infância, está dividido em três seções:
A primeira seção, O Método, apresenta a fundamentação teórica da abordagem
por nós utilizada - abordagem das Histórias de Vida Temática - a partir das obras de
Bom Meihy (2003), Josso (2004) e Roggero (2001).
Na seção seguinte, Um encontro com a infância, encontramos a representação
da infância no momento atual e o encontro com o passado de cada um dos
entrevistados.
Na seção final, Infância: experiências e sentidos, a análise dos aspectos
trazidos pelos entrevistados acerca de como percebem a própria infância e a infância
atual, com base nos elementos teóricos trazidos anteriormente.
As Considerações Finais encerram uma síntese dos resultados da pesquisa que
pretende responder ao problema levantado e que deu início a este estudo, apontando
não um caminho a ser percorrido no sentido contrário à negação, mas buscando uma
compreensão do porque isto está acontecendo com o intuito de fomentar a busca por
caminhos que levam à emancipação da infância.
“ Se não vejo na criança, uma criança, é porque alguém a violentou antes; e o que vejo
é o que sobrou de tudo o que lhe foi tirado”.
(Herbet de Souza – Betinho)
HISTÓRIA DA INFÂNCIA
A infância é um conceito recente, se tomarmos a história desde a antiguidade,
que começou a existir a partir do final do século XVII, quando surgiu também o
conceito de indivíduo.
O presente capítulo tem o objetivo de recuperar o surgimento do conceito de
infância na história para compreendermos sua negação na atualidade, um momento a
que alguns autores (Harvey, Postman, Sarlo, Dufour) descrevem como s-
modernidade
1
. A educação permeia todo o processo, que é responsável pelo
surgimento da infância.
Para isso, o recorte proposto é da Europa Ocidental, visto que essa cultura
exerceu maior influência na nossa sociedade e, então, o recorte da infância brasileira.
Em primeiro lugar, torna-se necessário distinguir dois conceitos que podem ser
facilmente confundidos: criança e infância.
1.1. O QUE É A INFÂNCIA?
O termo criança se refere a uma fase biológica da vida humana ou, ainda,
segundo o Dicionário Aurélio, a uma pessoa ingênua. De acordo com Friedmann
(2005), criança é o indivíduo na infância, criação.
No século XIX, como nos explica Leite (2003), o termo criança, por definição, era dado
aos menores criados pelas famílias que lhe deram origem. Eram chamadas de “crias”
da casa e a responsabilidade de sua criação era da família consangüínea ou da
vizinhança, mas nem sempre essa responsabilidade era total ou parcialmente
assumida.
1
Não existe um consenso quanto à denominação do momento contemporâneo. Alguns autores afirmam que nada do
que é pós é permanente, mas, também, não é mais aquilo que era antes. Estamos numa sociedade que não tem mais
as características da sociedade moderna, mas ainda não é outro modelo, e sim uma transição que se caracteriza pela
efemeridade, pela colagem, pela mistura entre o velho e o novo. Como não há um consenso entre os autores sobre o
uso desse termo para descrever o momento atual, adotamos a nomenclatura pós-modernidade, utilizadas também por
Dufour, Postman e Sarlo e que será estudada no capítulo III com maior detalhamento.
infância, de acordo com o Dicionário Aurélio, é um período de crescimento do
ser humano, que corresponde à fase entre o nascimento e a adolescência.
Etimologicamente, os termos infante, infância e demais cognatos, em sua origem
latina e nas línguas daí derivadas, como relata Lajolo (2003: 229), “recobrem um campo
semântico estreitamente ligado à idéia de ausência de fala”, aquele que não fala no
sentido de não ter importância.
Segundo Ramos (2002), as crianças eram tidas, no século XVI, como meros
“instrumentos vocais”, ou seja, instrumentos de trabalho capazes de falar. E ainda pior,
como animais cuja força de trabalho deveria ser aproveitada enquanto durassem suas
curtas vidas, uma vez que a mortalidade infantil era muito alta. Para Ariès (1981), a
comparação da criança a um pequeno animal se pela maneira como era cuidada no
primeiro ano de vida, ou enquanto era uma “coisa engraçadinha”.
Se pensarmos na criança como sendo o passado de cada um de nós, adultos,
não estamos falando apenas da infância, mas do passado do homem, que se repete e
recupera em cada novo nascimento.
Demartini (2001), argumenta que não se pode falar de uma única infância, pois
existem várias: famílias ricas, fazendeiros, funcionários, profissionais liberais,
comerciantes, imigrantes, operários, trabalhadores rurais, negros, caboclos, entre outros.
Essas diferentes origens remetem a aspectos muito diferentes da infância, principalmente
no tocante à educação. Porém, a presente pesquisa tem a finalidade de abordar a
infância no geral, sem levar em conta essas diversidades.
Para compreendermos como a concepção de infância foi se transformando,
vamos acompanhar alguns aspectos relacionados a como esta era tratada desde a Idade
Média. Não temos, aqui, a pretensão de esgotar o assunto, apenas de apresentar um
recorte histórico sobre o desenvolvimento do conceito de infância.
O presente capítulo visa trazer à tona o contexto histórico das transformações que
fizeram surgir o conceito de infância, até o momento em que se torna possível observar a
sua negação.
1.2. CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA NA IDADE MÉDIA NA EUROPA
A Idade Média
2
é considerada uma época obscurantista e decadente, pom
necessária para preparar o caminho para a modernidade. A progressiva conversão dos
bárbaros ao cristianismo fez da Igreja Católica a instituição mais importante desta
época. A cultura, a arte, a ciência e as letras eram patrimônio eclesiástico.
Esse período iniciou, na Europa, com as invasões bárbaras, no século V, sobre o
Império Romano do Ocidente. Estendendo-se a o século XV, com a retomada
comercial e o renascimento urbano.
1.2.1. POLÍTICA
Nessa época, prevalecem as relações de vassalagem e suserania. Ou seja, os
suseranos eram os donos de terras e davam um lote aos vassalos em troca de
fidelidade e trabalho. Em troca os vassalos recebiam proteção e um lugar no sistema de
produção.
Os poderes jurídico, econômico e político encontravam-se nas mãos dos
senhores feudais (suseranos). O rei era o suserano mais poderoso e sua estratégia de
poder era a punição.
1.2.2. SOCIEDADE
A sociedade era estática (com pouca mobilidade social) e hierarquizada. A
nobreza (senhores feudais, cavaleiros, condes, duques) era detentora de terras e
arrecadava impostos dos camponeses. O clero (membros da Igreja Católica) tinha
grande poder, sendo responsáveis pela produção espiritual da sociedade. Estes eram
2
Como o objetivo do capítulo é tratar da infância, entender o surgimento da infância, entendemos que trazer o
cenário histórico (político, econômico, social, entre outros) daquele momento é significativo para compreender em
que momento, de que maneira surge esse conceito. Desta forma, não estamos utilizando-nos de autores que tratam
dessa história, porque não se trata de um trabalho histórico, sendo que fomos buscar fontes que auxiliassem a situar
os principais elementos desses momentos históricos. Todas as características dos períodos históricos (Idade Média,
Moderna e Contemporânea) apontadas no presente capítulo, estão fundamentadas nas seguintes fontes dos seguintes
sites: <www.miniweb.com.br>, <www.scielo.br>, <www.suapesquisa.com.br>, <www.suigeneris.pro.br>,
<www.numismatike.com.br>.
isentos de impostos e arrecadavam o dízimo. A camada mais baixa da sociedade era
formada pelos camponeses e pequenos artesãos, que pagavam os impostos e, com
isso, sustentavam o topo da pirâmide social.
1.2.3. ECONOMIA
O feudo era a base econômica deste período, pois quem tinha mais terras, tinha
maior poder. O artesanato também era praticado, mas a produção era muito baixa
devido às técnicas rudimentares, por isso a economia era baseada, principalmente, na
agricultura. As trocas de mercadorias e produtos eram a base da economia.
1.2.4. RELIGIÃO
A Igreja Católica dominava o cenário religioso. Influenciava o modo de pensar e
se comportar. Possuía, também, grande poder econômico, que era dona de muitas
terras.
1.2.5. EDUCAÇÃO
A educação era para poucos, pois os filhos da nobreza estudavam. Esta era
marcada pela influência da Igreja, ensinando o latim, doutrinas religiosas e táticas de
guerras. Segundo Ariès (1981), crianças e jovens eram misturados sob um clima de
bastante liberdade. A maioria da população era analfabeta e não tinha acesso aos
livros.
As demais crianças, quando não morriam antes de completar a idade de sete
anos, iam viver em outra casa que não a da sua família. Segundo Ariès (1981), a
criança aprendia ajudando os outros adultos a fazerem as coisas.
A transmissão de valores e conhecimentos não era, portanto, garantida e nem
controlada pela família. Era fora da família, também, que as trocas afetivas e
comunicações sociais eram realizadas. Não havia ainda o sentimento de infância.
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