acaba trazendo aí isso que eu chamaria de um determinado controle da
sorologia e da doença. Não deixar ela maior do que o Lucas, indivíduo
no mundo. Então esses conhecimentos acaba me dando esse patamar
a mais aí, pra poder olhar pra ela e falar olha, você é um vírus que é um
cristalzinho do tamanho de não sei o que que não dá pra ver com o olho
que, de repente, ele vai me tirar uma série de potenciais e
possibilidades que eu vejo no meu projeto ainda de vida. Então, a
sorologia pra mim, com todas essas informações, ela acaba me
trazendo um controle dela, mais do que a sorologia eu sou doente de
AIDS hoje, eu tomo medicação antiretroviral desde 97, então quer
dizer... é... eu acabo ficando maior realmente do que muitas vezes as
pessoas, na maneira delas olharem porque o estigma existe ainda, a
maneira... a ... algumas pessoas ainda tenta... tratam você como se
fosse a criatura mais frágil do mundo né, uma coisa que perturba e
desagrada bastante a minha pessoa, e aí a gerência desse
conhecimento me dá muito mais aporte e fortaleza realmente pra falar
olha, tenho essa doença crônica sim mas eu tenho toda uma
possibilidade no meu caminho de vida aí que eu sei onde é que pode
dá tudo isso né, e o quão importante de repente essas informações...
Seu monitoramento freqüente sobre seu organismo demonstra sua
atenção para com o seu próprio corpo e à doença, mantendo-o na concepção de
possuir certo controle sobre ela. Através da ONG e de todo o trabalho feito dentro da
instituição, Lucas conseguiu reconquistar o controle de sua vida, ele é quem manda.
Desta forma, Lucas afirma que ele não é a doença em si, nem o portador da morte
como dizia Kübler-Ross (1988), ele é um ser humano, ele é um sujeito. Esse controle
também é almejado como forma de dar um sentido para a sua vida. A busca de sentido
é a busca por uma nova identidade, ou melhor, por uma identidade ressignificada, dada
as circunstâncias. É a busca por novos objetos externos que possam servir de
investimentos libidinais para este ego renovado (ROGRIGUES; CAROSO, 1998).
A aquisição de conhecimento passou a ser uma forma de
empoderamento
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do sujeito, uma força a mais em busca de uma reconstrução do
narcisismo abalado pelo reconhecimento da própria morte (CABAS, 1982).
Então essa possibilidade de troca, de informações, de conhecimento
realmente, ela acaba se tornando um fator ai de, de, de determinado
prestígio né, isso é muito interessante, não tô falando que é a sorologia,
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É uma abordagem que coloca as pessoas e o poder no centro dos processos de desenvolvimento. É um processo
pelo qual as pessoas, as organizações, as comunidades assumem o controle de seus próprios assuntos, de sua
própria vida e tomam consciência da sua habilidade e competência para produzir, criar e gerir (ROMANO;
ANTUNES, 2002).