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Os pontos de conflitos do Hospital com os médicos:
Os sócios esperam que os médicos contribuam com a proteção da imagem, cumpram a rotina,
tragam pacientes, cumpram com técnica e ética o seu trabalho, zele pelo patrimônio da empresa, um
tratamento humanizados aos clientes e empregados do hospital, garantindo a perenidade e
rentabilidade ao empreendimento. Principalmente não desvie de pacientes para outro hospital ou
outro prestador de serviço em troca de benéficos pessoais ou remuneração por indicação de
pacientes. Os médicos esperam do hospital um local adequado e com resolutividade para atender
seus pacientes,agilidade no atendimento para otimizar a hora medica, ajuda no credenciamento da
medicina supletiva, propicie captação de clientes e também não permita desvio de pacientes para
outro prestador de serviço fora do hospital em troca de benéficos pessoais ou remuneração por
indicação de pacientes.
Os pontos de conflitos do Hospital com os clientes:
O hospital espera que os clientes realizem o pagamento devido pelos serviços prestados, cumpram
as normas internas , não lesem o patrimônio na utilização dos serviços e consiga a fidelidade pelos
seus serviços. Os clientes esperam um atendimento diferenciado do hospital, o médico tenha
disponibilidade de atendimento e resolutividade e os empregados propiciem um atendimento
competente e humanizado
Os pontos de conflitos do hospital com os colaboradores:
A empresa espera que os empregados tenham dedicação e comprometimento , não lesem o
patrimônio, atendam bem os clientes internos e externos e
contribuam com a redução dos custos
operacionais
. Os empregados esperam que a empresa remunere e propicie condições de trabalho
adequadas, que os médicos tenham uma forma de tratamento humanizada, que os clientes também
tenham uma forma de tratamento e nível de exigência compatível com seus direitos e que os colegas
aceitem os interesses diferenciados.
Quadro 4: Principais Conflitos do HPR
4.3
A
C
ONFIGURAÇÃO DA GOVERNANÇA CORPORATIVA DO HOSPITAL
A configuração de governança do HPR, analisada com base nos dez fatores
de diferenciação (ANDRADE; ROSSETI, 2004), assim se apresenta:
Características
definidoras
Propriedade e Gestores
Financiamento
Predominante
Capital próprio dos sócios.
Propriedade e Controle
Acionário
A propriedade das ações está pulverizada entre 250 acionistas, sendo que
não em partes iguais. Assim, a concentração de propriedade é baixa, pois
o número de sócios é grande, porém existem sócios minoritários e
majoritários.
Propriedades e Gestão
A gestão é exercida por acionistas, caracterizando a sobreposição da
propriedade e da gestão.
Conflitos de
Agência
Dada a sobreposição entre a propriedade e a gestão, o conflito entre
essas estruturas é minimizado. Porém, como a propriedade das ações é
pulverizada, predomina o conflito de agencia entre majoritários e
minoritários.
Proteção legal a
minoritários
Todos têm direitos a voto, a colocar assuntos em pauta, participar, mas o
poder de decisão é proporcional ao número de cotas.
Conselhos de
Administração
O conselho de administração é formalmente constituído por sócios
mediante processo eleitoral. A escolha dos sócios para o conselho
obedece ao critério de número de ações. O conselho é atuante e toma as
principais decisões estratégicas da organização.
Liquidez da Participação
Acionária
Predominantemente baixa, o valor da ação vinculada a exploração
exclusiva do serviço, ação só pode ser cedida para o mesmo serviço ou
com aprovação de outro serviço que compartilhe a banca de trabalho.