Monitoramento: os profissionais de marketing podem monitorar
como os usuários interagem com suas marcas, descobrindo o que é do
interesse dos clientes atuais e dos prospects
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. Por exemplo, um fabricante de
carros pode monitorar como um usuário avança através das páginas de seu
site, para determinar se os usuários se interessam mais por informações de
segurança ou pelos “extras” oferecidos com um modelo em particular. Os
anunciantes podem também mensurar a resposta a uma peça publicitária
(através do número de vezes que esta é clicada, do número de compras, de
indicações que o anúncio gerou etc).
Entrega e Flexibilidade: na Internet, um anúncio é entregue em
tempo real, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano. Além do
mais, uma campanha publicitária pode ser lançada, atualizada ou cancelada
imediatamente. Um anunciante pode acompanhar diariamente o progresso de
uma campanha, perceber na primeira semana que ela está gerando pouca
resposta e substitui-la na segunda semana. Tudo isso constitui uma grande
diferença com relação à mídia impressa, na qual um anúncio só pode ser
alterado depois da publicação de uma nova edição; ou com a televisão, em
que o elevado custo do desenvolvimento da peça torna mudanças freqüentes
proibitivas.
Interatividade: a meta de um anunciante é atrair prospect para uma
marca ou produto. Isso se faz mais eficientemente on-line, onde os
consumidores podem interagir com o produto, testar o produto e, caso assim
tenha decidido, comprar o produto. Por exemplo, um anúncio de software
para transportar o usuário para uma página da qual ele descarregará uma
versão de demonstração, podendo testá-la de imediato. Se o consumidor
gostar do software, pode comprá-lo ali e de imediato. Nenhuma outra mídia
transforma de maneira tão simples o consumidor do papel de agente de
busca de informações para o comprador.
Observa-se que a web é apresentada como um eficiente canal de publicidade,
cujas vantagens são grandes para os anunciantes, conforme identificado na citação acima, e
também para consumidores, conforme Pinho (2000, p. 120) ressalta na existência de três
benefícios básicos:
O primeiro – e o mais evidente – o acesso à grande quantidade de
informações oferecida de maneira altamente dinâmica pela natureza
interativa do meio e pelo ambiente em hipertexto, permitindo a pesquisa de
forma não linear, que auxilia e mesmo facilita o processo de decisão de
compra.
O segundo benefício proporcionado ao consumidor consiste na
facilidade do levantamento, da análise e do controle de dados a respeito de
produtos e serviços, que permitem a compra por comparação e a
experimentação de produtos on-line pelo usuário.
A redução de preços é o terceiro benefício, como decorrência da
competição entre os vários fornecedores presentes na rede, o que resulta
ainda em melhor qualidade e variedade de itens.
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Prospects: clientes em potencial.
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