Capítulo 5 – Metodologia de Pesquisa
_________________________________________________________________________________
97
Questionário Objetivo Quando Como
1 (anexo 13)
Conhecer o que o aluno pensa sobre
leitura e sobre uso da Internet no ensino-
aprendizagem de inglês e utilizar tais
informações na elaboração de atividades.
Antes de iniciar o
processo investigativo,
através das atividades de
leitura de hipertextos.
O questionário foi entregue a
cada aluno e respondido em
sala de aula.
2 (anexo 14)
Conhecer a opinião do aluno acerca da
atividade de leitura de resenhas, no
contexto da Internet, sobre o filme “Amor
sem fronteiras” no tocante ao aprendizado
da língua inglesa como LE.
Logo após a realização da
atividade.
O questionário foi entregue a
cada aluno pertencente ao
grupo investigado (turma IA) e
respondido em sala de aula.
3 (anexo 15)
Conhecer a opinião do aluno sobre a
atividade de leitura, no contexto da
Internet, acerca dos países retratados no
filme “Amor sem fronteiras”, quais sejam:
Etiópia, Cambódia e Chechênia.
Logo após a realização da
atividade.
O questionário foi entregue a
cada aluno pertencente ao
grupo investigado (turma IA) e
respondido em sala de aula.
4 (anexo 16)
Conhecer a opinião do aluno sobre a
atividade de leitura de textos na Internet
para busca de informações sobre os países
retratados no filme “Amor sem
fronteiras”: quais sejam: Etiópia,
Cambódia e Chechênia.
Logo após o término das
apresentações feitas pelos
alunos acerca do país
pesquisado.
O questionário foi entregue a
cada aluno pertencente ao
grupo investigado (turma IA) e
respondido em sala de aula.
5 (anexo 17)
Conhecer a opinião do aluno acerca da
atividade de leitura sobre Veronica
Guerin, uma jornalista investigativa.
Logo após a realização da
atividade.
O questionário foi entregue a
cada aluno pertencente ao
grupo investigado (turma I e
turma A) e respondido em sala
de aula.
6 (anexo 18)
Conhecer a opinião do aluno acerca da
atividade de leitura de textos na Internet
para busca de informações sobre o
jornalismo investigativo.
Logo após o término das
apresentações feitas pelos
alunos acerca de suas
pesquisas.
O questionário foi entregue a
cada aluno pertencente ao
grupo investigado (turma I e
turma A) e respondido em sala
de aula.
7 (anexo 19)
Conhecer a opinião do aluno acerca da
atividade de pesquisa na Internet sobre
organizações internacionais de caridade.
Logo após a realização da
atividade.
O questionário foi entregue a
cada aluno pertencente ao
grupo investigado (turma IA) e
respondido em sala de aula.
8 (anexo 20)
Conhecer a opinião do aluno acerca da
atividade de leitura de textos na Internet
sobre o racismo cultural.
Logo após a realização da
atividade.
O questionário foi entregue a
cada aluno pertencente ao
grupo investigado (turma A) e
respondido em sala de aula.
9 (anexo 21)
Fazer uma avaliação geral após o
desenvolvimento das atividades de leitura
de hipertextos.
No final do semestre
letivo.
O questionário foi entregue a
cada aluno pertencente ao
grupo investigado (turma I,
turma IA, turma A) e
respondido em sala de aula.
Quadro 10: Descrição dos questionários aplicados na investigação.
5.5 Procedimentos de análise de dados
Ao discorrer sobre a análise dos dados em uma pesquisa de cunho interpretativista,
Erickson (1988: 1089) afirma que esta é “um processo de solução de problemas progressivo”.
Este processo se inicia durante a coleta dos dados, fase em que o pesquisador tem que tomar
decisões fundamentais acerca do que será observado, documentado e realizado para que
informações pertinentes ao seu objetivo sejam obtidas. Todo o conjunto documentado é
revisto, então, exaustivamente no sentido de selecionar o que é mais relevante para a
compreensão, credibilidade e validação da investigação.