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40 novas, não tenham querido ser de vários homens;
agora Marte
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agita os ânimos com guerras estrangeiras,
mas Vênus
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reina na cidade do seu Enéias.
As belas brincam: é casta aquela que ninguém solicitou;
ou, se a timidez não proíbe, ela própria solicita.
45 Do mesmo modo observa estas que trazem rugas no alto da fronte;
os muitos crimes cairão das rugas.
Penélope
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experimentava com um arco as forças dos jovens;
era em forma de chifre o arco que investia contra os flancos.
Secretamente o tempo volátil escorrega e engana
50 e o ano veloz desliza com os seus favoráveis cavalos.
As peças de bronze reluzem com o uso, um bom vestido merece ser
estimado,
os tetos abandonados tornam-se velhos com o vil desleixo;
a beleza, a não ser que permitas, finda se ninguém aproveitar.
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Sabinae: Quando Rômulo construiu a cidade de Roma, percebeu que o número de mulheres era
insuficiente, e nenhum povo queria se unir aos romanos, que eram, naquela época, um povo de pastores
em sua maioria. Então, com o objetivo de assegurar mulheres para seu povo, Rômulo convidou os sabinos,
habitantes da região vizinha, para presenciarem os jogos que estavam sendo celebrados. Enquanto isso,
um grupo de soldados romanos invadia a cidade sabina e raptava as mulheres. Assim, eclodiu uma guerra
entre os dois povos, e os sabinos, comandados pelo rei Tito Tácio, sitiaram o Capitólio. A reconciliação
entre os romanos e os sabinos se deu pela intervenção das mulheres, já com filhos nos braços, que
imploravam para que houvesse paz e os dois povos pudessem viver em harmonia. Assim se deu a união
desses dois povos.
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Esse deus, na religião romana antiga, era associado ao ciclo agrário, ligado à vegetação. Na religião
oficial, era associado à guerra, daí Ovídio citar que “Marte agita os ânimos com guerras estrangeiras”.
Mais tarde, devido à grande helenização que Roma sofreu, é associado ao deus grego Ares, também um
deus guerreiro. Seu animal sagrado era o lobo, por ser um animal predatório, e seu altar ficava no Campo
de Marte. Esse deus também fazia parte do imaginário romano, pois se acreditava era pai de Remo e
Rômulo, fundador da cidade de Roma.
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Vênus, deusa que na religião primitiva estava associada aos pomares, teve a sua concepção modificada
devido talvez a idéias recebidas da Sicília e da Grécia, assumindo a configuração de deusa do amor. É
sobre isso que Ovídio se refere nesse verso. Outra referência do verso é a Eneida de Virgílio, que atribui à
deusa, associada à Afrodite da Ilíada, a maternidade de Enéias, daí a expressão “do seu Enéias”. Por
conseguinte, ela também era protetora da família Juliana, pela sua descendência direta de Iulo Ascânio,
neto de Vênus. Recebeu, então, um templo no Fórum Júlio, onde era chamada Venus Genetrix, mãe
protetora de todo povo romano.
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Penélope: esposa de Odisseu, que resistiu bravamente durante vinte anos às investidas dos homens que
desejavam desposá-la. Segundo a Odisséia, prometera que escolheria o seu pretendente assim que
terminasse de tecer uma colcha. Contudo, para prolongar o dia da escolha, desfia o trabalho à noite.
Porém, uma outra lenda, considerada caluniosa, dizia que Penélope media as forças de seus pretendentes
com um arco em forma de chifre.