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sucesso, devem definir cuidadosamente o seu mercado-alvo, e a partir daí definir estratégias
vencedoras de Marketing.”
Kotler (2003, p. 35) afirma que, “para alcançar um mercado-alvo, a empresa faz uso de
três tipos de canais de marketing”: canal de comunicação, de distribuição e de venda. Ao utilizar
os canais de comunicação, há uma preocupação de transmitir e receber mensagens de seus
compradores-alvo. Observa-se que, neste momento, todos os canais – televisão, jornais, revistas,
entre outros – devem levar suas mensagens ao consumidor, utilizando, ainda, mensagens
enviadas por meio de animação, expressões corporais, visuais de lojas e por outros meios.
Assim, se uma empresa utilizar os canais de distribuição corretamente, com certeza,
conseguirá entregar e demonstrar seus produtos ao comprador ou usuário. O profissional de
marketing procura verificar qual é o melhor canal de distribuição, com o objetivo de apresentar
ao mercado suas ofertas, uma vez que existem “canais de distribuição física e canais de
distribuição de serviços, destacando-se, entre eles, os armazéns, veículos de transporte e diversos
canais comerciais, como distribuidores, atacadistas e revendedores”
(KOTLER, 2003, p. 35). Os
canais de venda são também utilizados pelas empresas para realizar transações com compradores
potenciais, dentre eles, estão as instituições bancárias e as companhias de seguro que facilitam as
transações. Ainda, para Borden (1994 apud KOTLER, 2003, p. 37), os “profissionais de
marketing utilizam diversas ferramentas para obter as respostas desejadas de seus mercados-alvo.
Essas ferramentas constituem o mix de marketing
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.”
McCarthy (apud KOTLER, 2003, p. 37) “classificou essas ferramentas em quatro grupos
amplos que denominou os 4Ps do marketing: produto, preço, praça (ou ponto-de-venda) e
promoção (do inglês product, price, place e promotion).” Após conhecer essas ferramentas,
torna-se necessário preparar um mix de ofertas de produtos, serviços e preços, além de focar com
o mix de promoção as melhores estratégias para sua força de vendas, por exemplo, o
telemarketing. Assim, a empresa poderá alcançar os canais de distribuição com seus devidos
clientes-alvo dentro do segmento em que atua.
Observa-se que, para Kotler (2003), os 4Ps de marketing, praticamente, representam uma
visão empresarial, por isso, toda empresa deve desejar utilizar essas ferramentas para comunicar e
influenciar a decisão de compra do consumidor. Já, pelo lado do consumidor, as ferramentas são
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“Mix de marketing (ou composto de marketing) é o conjunto de ferramentas de marketing que a empresa
utiliza para perseguir seus objetivos de marketing no mercado-alvo.” (KOTLER, 2003, p. 37, grifos do
autor)