Análise Vertical
OBS:A partir da análise vertical dos entrevistados foi construída a análise horizontal por extatos: pais, alunos e educadores (supervisora, diretora e
professora).
Professora Síntese
.valorização dos conhecimentos prévios, das experiência
pessoais e individualidades; . conhecimentos contextualizados
profª atua como mediadora, .investiga interesse das criança
para planejamento.
Questão 1
Aluno tem sua bagagem. A gente dá continuidade na construção do conhecimento valorizando o que ele traz
valorizando e contextualizando as diferentes realidades. Aprendizagem parte mais deles, estou com
mediadora(...)buscando o interesse (...) para que ocorra aprendizagem significativa.
Questão 2
Sempre ocorre, desde a entrada na sala de aula(...)Perguntam: Nós vamos trabalhar em grupos de quantos?
A gente faz contagem...Sempre explorando o ambiente da escola(...)Trabalhamos todas as áreas com tudo
que tem disponível, buscando o raciocínio lógico para chegar ás conclusões. A gente faz com que eles
se organizem e partam para o registro.
.aluno sempre está pensando matematicamente, em diversa
situações do cotidiano da sala de aula . profª procura trabalha
integradamente todas as áreas do conhecimento . valoriza
o registro e a compreensão
Questão 3
Vejo o que eles estão bem interessados.O meu planejamento é muito flexível.Se vou mais para o lado d
construção, de exploração oral, se vou para o registro, se tenho que valorizar mais a parte de jogos. (...)nã
gosto muito de pegar jogos prontos, gosto que eles participem desde o início...Da construção, desde
entendimento da confecção do jogo até chegar às regras. Pego idéias de livros e (...) de acordo com o ritmo d
turma.
.prioriza o interesse .utiliza jogos confeccionados pelos alunos
ou materiais como álbuns de figurinhas
.incentiva a participação em todas as etapas da elaboração d
jogo, .flexibilidade no planejamento . registro da
atividades(relatórios, desenhos, tabelas, exercícios)
. tudo o que eles têm é bem aproveitado . profª lanç
questionamentos, organiza raciocínios para chegar a conceitos
Questão 4
Bem aproveitado o que eles tem. Lanço questionamentos para chegar a consenso, conceito.Aproveito muito
a bagagem deles. Conforme o que eles apresentam vou introduzir a minha aula...Há crianças que não te
noção de nºAí tenho que fazer intervenção individual para que cheguem no nível dos outros. intervém individualmente nas dificuldades
Questão 5
Manuseio do concreto pela faixa etária para que cheguem à assimilação.
impossível terem nível d
compreensão se não visualizarem, se não manusearem, se não tiverem o concreto.(...)tem que pegar o objeto,
mostrar...Usar o corpo deles...(...)eu gosto de estar confeccionando os jogos com eles...eu tenho a idéia, ma
eles confeccionam.São jogos simples, de fácil entendimento, que eles possam participar desde a construção
pois aí agente trabalha várias habilidades juntas.(...)acredito no pensamento, no raciocínio, vai organizando até
chegar ao conceito.Muito material concreto...Jogos prontos mais pro final do ano...
.para construção de conceitos é necessário manuseio c
concreto . os jogos são construídos com a turma, inclusive a
regras .trabalham com muito material concreto .aula
desafiadoras .jogos prontos são utilizados quando já tê
condições de comparar regras construídas com regras impostas
Questão 6
Parte 1
Desde os primeiros dias de aula, corpo, sala de aula, grupos...Partindo deles, expressão corporal.
Fazemos atividades lúdicas, brincadeiras, onde posso até descobrir dificuldades do que já foi trabalhado. Utilizo
Para introduzir ou fixar conteúdo...(....)vou perguntando(...)A construção do número em si, depois as histórias
Matemáticas, sempre fazendo uma relação com o projeto da turma, nunca deixando coisas muito soltas.
-sempre, desde o início das aulas, em qualquer momento
-para introduzir ou fixar conteúdos –para detectar dificuldades
-procura relacionar com o projeto pedagógico
Questão 6
Parte 2
Bem nítida, com jogos se trabalha muita coisa. Trabalhamos regra, os limites, aceitação do outro, faze
argumentação(...)facilita entendimento e compreensão, o raciocínio, a organização, (...) acredito que
fundamental na aprendizagem da matemática. (...) quando se trabalha subtração, (...) vão conseguir trabalha
suas frustrações e perdas de forma lúdica
-trabalho da regra, limite, raciocínio, organização.
-fundamental para a aprendizagem matemática
-aprendizagem sem traumas e frustrações, de forma lúdica
prazerosa.
Algumas
conclusões
A professora valoriza muito os interesses demonstrados pelos alunos. Mostra-se uma mediadora, preocupada
com as individualidades e com a ocorrência de uma aprendizagem significativa.Procura explorar cada situação
surgida em aula fazendo perguntas, estimulando o raciocínio lógico. Valoriza o registro e a sistematização após
a exploração dos materiais e jogos.Diversifica os jogos e materiais concretos,assim como as atividades da
aulas, procurando trabalhar várias habilidades. Estimula a autonomia e a socialização, procura trabalhar d
forma interdisciplinar.