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da conduta ética às ações comunitárias; de tratamento dos funcionários ao dinamismo das
relações que a empresa mantém com seus diversos públicos.
Para Lozano (1999, apud COELHO, 2004), não é possível afirmar que exista um
termo consensual nem eleger um único termo que defina RSE. É igualmente impossível definir
que comportamentos estão associados à idéia de uma empresa socialmente responsável ou
cidadã. À seguir, são apresentados alguns conceitos encontrados na literatura sobre o tema:
Responsabilidade social significa algo, mas nem sempre a mesma coisa para todos.
Para alguns, ela representa a idéia de responsabilidade ou obrigação legal; para
outros, ainda, o significado transmitido é o de responsável por, num modo casual.
Muitos, simplesmente, equiparam-na a uma contribuição caridosa; outros
tornam-na pelo sentido de socialmente consciente (VOTAW, 1975 apud DUARTE
e DIAS, 1986, p. 55).
Responsabilidade social é o compromisso que uma organização deve ter para com a
sociedade, expresso por meio de atos e atitudes que a afetam positivamente, de
modo amplo, ou a alguma comunidade, de modo específico, agindo proativamente e
coerentemente no que tange a seu papel específico na sociedade e à sua prestação de
contas para com ela (ASHLEY, 2003, p. 6).
Responsabilidade social corporativa significa a tentativa de sistematizar aspectos
social, cultural nas suas operações, incluindo questões relacionadas a direitos
humanos, trabalho e relações comunitárias, e relações fornecedores/consumidores
(LUNHEIN, 2002 apud COELHO, 2004,p.24 ).
A responsabilidade social das empresas tem como principal característica a
coerência ética nas práticas e relações com seus diversos públicos, contribuindo
para o desenvolvimento contínuo das pessoas, das comunidades e dos
relacionamentos entre si e com o meio ambiente. Ao adicionar às suas
competências básicas a conduta ética e socialmente responsável, as empresas
conquistam o respeito das pessoas e das comunidades atingidas por suas atividades,
o engajamento de seus colaboradores e a preferência dos consumidores
(INSTITUTO ETHOS, 2005).
Responsabilidade social pode ser também o compromisso que a empresa tem com o
desenvolvimento, bem-estar e melhoramento da qualidade de vida dos empregados,
suas famílias e comunidade em geral (JARAMILLO & ÁNGEL,1996 , apud
ASHLEY, 2003, p. 7).
A responsabilidade social nasce de um compromisso da organização com a
sociedade, em que sua participação vai mais além do que apenas gerar empregos,
impostos e lucros. O equilíbrio da empresa dentro do ecossistema social depende
basicamente de uma atuação responsável e ética em todas as frentes, em harmonia
com o equilíbrio ecológico, com o crescimento econômico e com o desenvolvimento
social (BARBOSA e RABAÇA, 2001, apud TENÓRIO, 2004, p. 25).