7
SUMÁRIO
SINOPSE...................................................................................................................................6
SUMÁRIO..................................................................................................................................7
LISTA DE QUADROS................................................................................................................9
INTRODUÇÃO.........................................................................................................................10
1 A LEITURA DAS LEITURAS................................................................................................17
1.1 Concepções teóricas sobre a leitura...........................................................................17
1.1.1 A concepção estruturalista.........................................................................................17
1.1.2 A concepção cognitivista...........................................................................................21
1.1.3 A concepção interacionista........................................................................................27
1.2 A compreensão vinculada ao processo de leitura.....................................................35
1.2.1 Compreensão como condição para a leitura.............................................................35
1.2.2 Compreensão como condição para a construção de significados............................40
1.3 Recursos estratégicos no processo de construção da compreensão leitora.........43
1.3.1 O papel das estratégias para a compreensão leitora................................................43
1.3.2 A essência das estratégias metacognitivas...............................................................47
1.4 A inferência lexical relacionada à construção da compreensão leitora..................51
1.4.1 A inferência lexical como processo cognitivo............................................................51
1.4.2 As relações entre inferência lexical e conhecimento prévio......................................52
1.4.3 A inferência lexical dentro do processo de leitura.....................................................53
1.4.4 A inferência lexical como recurso pedagógico...........................................................55
1.5 As línguas em contato..................................................................................................63
1.5.1 A relação entre LM e LE............................................................................................63
1.5.2 A convergência lexical no processo de leitura...........................................................68
2 METODOLOGIA DA PESQUISA..........................................................................................71
2.1 Campo de estudo..........................................................................................................71
2.1.1 Descrição do contexto...............................................................................................76
2.1.2 Os recursos pedagógicos utilizados..........................................................................79
2.1.3 Características dos informantes................................................................................82
2.2 Elaboração do instrumento de coleta de dados.........................................................85
2.2.1 – Protocolo da pesquisa............................................................................................85
2.2.1.1 1ª Fase: teste de sondagem................................................................................86
2.2.1.1.1 estruturação do questionário..........................................................................86
2.2.1.1.2 elaboração das perguntas de compreensão..................................................89
2.2.1.1.3 realização do piloto.........................................................................................92
2.2.1.1.4 aplicação do instrumento................................................................................93
2.2.1.2 - 2ª Fase: aplicação do texto sem orientação metacognitiva...............................94
2.2.1.2.1 seleção do texto..............................................................................................94
2.2.1.2.2 seleção de palavras-chaves...........................................................................96
2.2.1.2.3 elaboração das perguntas de compreensão..................................................97
2.2.1.2.4 elaboração do protocolo escrito......................................................................99
2.2.1.2.5 realização do piloto.......................................................................................101
2.2.1.2.6 aplicação do instrumento..............................................................................102
2.2.1.3 - 3ª Fase: Desenvolvimento de estratégias
metacognitivas...............................................................................................................103
2.2.1.4 - 4ª Fase: aplicação do texto com orientação metacognitiva.............................106
2.2.1.4.1 seleção do texto............................................................................................106
2.2.1.4.2 seleção de palavras-chaves.........................................................................107
2.2.1.4.3 elaboração das perguntas de compreensão ...............................................109
2.2.1.4.4 elaboração do protocolo escrito....................................................................111
2.2.1.4.5 realização do piloto.......................................................................................112
2.2.1.4.6 aplicação do instrumento..............................................................................113
3 ANÁLISE DOS DADOS......................................................................................................114
3.1 Análise diagnóstica dos informantes........................................................................115
3.1.1 Conceito de língua...................................................................................................116
3.1.2 Conceito de leitura...................................................................................................123
3.1.3 Inferência lexical e proximidade entre LM/LE......................................................... 128
3.2 Análise da 1ª proposta de exercício de compreensão leitora.................................134
3.2.1 Aplicação da 1ª tarefa..............................................................................................134
3.2.1.1Quantificação das respostas consideradas como certas ou erradas..................135