58
A comunicação leva o indivíduo às trocas sociais, não só no nível
simbólico, mas, também, nas relações grupais e institucionais.
Discutindo a inclusão dos recursos da mídia na nossa escola, faz-se
necessário falarmos um pouco sobre o processo da comunicação.
O homem, com o passar do tempo, ansioso por enriquecer suas
possibilidades de comunicação, querendo educar seu ouvido, seu olhar, dizer a
sua palavra e compreender melhor o que acontece no seu interior e em seu redor,
empenhou-se em criar meios que lhe oportunizassem a veiculação de sua
palavra, sentimentos e realizações e ainda, e principalmente, participar e repartir
com o outro essas realizações.
“Comunicar é noticiar, informar, transmitir [...] relacionar-se”, escreve Luft,
(1991:153). No ato de relacionar-se, o homem cria, caracterizando a necessidade
que lhe é inata, a busca de viver com seus semelhantes, com o mundo.
No processo de comunicação é necessário conhecer as linguagens e suas
funções por ela utilizadas. O conhecimento dessas linguagens possibilita ao
homem partir para a competitividade numa situação de igual para igual,
avançando nos seus objetivos de vida. Mais uma vez, entra em cena o professor
que está cercado desse aparato tecnológico, que se não está a sua disposição
em suas casas, está no trabalho, nas ruas.
A comunicação viabiliza a sociedade e resulta dela. Se não houvesse a
transmissão, que é garantida pela comunicação, os conhecimentos, as idéias, os
valores etc. não seriam levados às gerações mais novas. A permuta de
informações é um importante aspecto a ser considerado.
Enfim, uma escola que não utiliza em seu trabalho pedagógico os meios de
comunicação de massas está parada no tempo e no espaço. E é mister que se
prepare e adote uma metodologia para tal, para o trabalho com a TV, jornais,
revistas, entrevistas, vídeos e a música, esta que é objeto da nossa pesquisa.
Com a TV, o professor poderá discutir, por exemplo, as telenovelas: os
aspectos da linguagem, realidade/ficção, personagens, espaços, conflitos; o
amor, o namoro/o casamento/o ficar/ a separação etc. o maniqueísmo, sempre
presente nos textos; as repetições constantes de situações diversas; as cores; a
sexualidade, a música, a propaganda, os programas humorísticos etc. Poderá
trabalhar, também, dentre outros, o telejornalismo, sua dramatização, a
banalização dos fatos, por exemplo.