estudadas entre os Grupos. Para o cálculo dos valores de significância e de correlação
foi utilizado o Teste de Kruskal-Wallis com valores significativos para p<0,05.
A Tabela 25 mostra que houve diferença estatisticamente significante (p<0,05)
de médias entre os Grupos A, B, C e D (n=34) para as variáveis idade, escolaridade,
tarefa de repetição de não-palavras e repetição de seqüência de dígitos.
A Tabela 26 expõe a correlação das idades entre os Grupos A, B, C e D (n=34),
podendo-se observar que há correlação estatisticamente significante (p<0,05) entre as
idades de todos os Grupos.
Na Tabela 27 são apresentados os valores de correlação da escolaridade entre
os Grupos A, B, C e D, na qual observa-se que houve correlação estatisticamente
significante (p<0,05) entre o Grupo A e Grupo C (0,0077) e Grupo D (0,0030), assim
como também houve correlação estatisticamente significante (p<0,05) entre o Grupo B
e os Grupos C (0,0151) e D (0,0061).
A Tabela 28 expõe os valores de correlação em relação aos resultados no
MEEM entre os Grupos A, B, C e D. Os valores de correlação estatisticamente
significantes (p<0,05) foram entre os valores do MEEM do Grupo D com os Grupos A
(0,0362), B (0,0205) e C (0,0487). Os valores para o MEEM mostram que o
desempenho para este teste foi pior nos sujeitos com mais de 70 anos, que, neste
estudo, fazem parte do grupo D.
A Tabela 29 apresenta os valores de correlação para a tarefa de repetição de
seqüência de dígitos (DIG) entre os grupos A, B, C e D. Analisando os resultados da
Tabela, nota-se que houve correlação estatisticamente significante (p<0,05) entre os
valores do Grupo A com os valores do Grupo C (0,0082) e D (0,0050).
A Tabela 30 mostra a correlação dos valores da tarefa de repetição de não-
palavras (NP) entre os Grupos estudados, na qual houve correlação estatisticamente
significante (p<0,05) entre os valores do Grupo A com o Grupo C (0,0438) e com o
Grupo D (0,0178).
Analisando as correlações estatisticamente significantes (p<0,05) das Tabelas 29
e 30, observa-se que, em ambas, tanto para a tarefa de repetição de seqüência de
dígitos (DIG) como para a tarefa de repetição de não-palavras (NP), as correlações
estatisticamente significantes ocorreram entre o Grupo A e os Grupos C e D o que