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Participante Você estabelece alguma relação entre a contaminação por
chumbo e o desenvolvimento infantil?
Acredita que as crianças contaminadas possam
apresentar desempenho diferente das demais?
Caso seja diferente, qual é o papel do professor?
4 Olha, é como foi falado no próprio curso: uma relação mesmo
não tem, ainda não foi provada. O que acontece, é que a criança
pode se sentir diferente, pelo fato de estar indo ao médico,
fazendo o tratamento médico, perguntando porque ela tem que
ir. Mas com a aprendizagem eu não vejo ainda.
Eu acredito que não, pois eu nem tem conhecimento
de quais são as minhas crianças que estão
contaminadas, e nós já estamos na metade do ano e eu
vi progresso em todas as crianças, cada um na sua
individualidade.
conversar com os pais, que é muito importante
para saber se eles estão tendo um
acompanhamento com profissionais,
dar mais atenção através de atividades,
fazer um acompanhamento mais individualizado
independente dela estar contaminada.
6 A gente não sabe quais são os alunos contaminados, eu não sei.
Tem uns alunos na sala que são difíceis, mas não que
necessariamente seja por isso, nem sei se eles têm problema de
saúde, pois para bagunçar eles têm um pique enorme. Acho que
relação mesmo, eu não consigo ver.
Foi o que eu lhe disse, como não sei quem são, fica
difícil avaliar.
Diante de qualquer criança que não aprende,
contaminada ou não, o professor deve buscar
uma maneira mais adequada de alcança-lo,
trabalhar mais individualmente, de forma
diferenciada, pedir apoio no reforço... mas isso
para qualquer criança.
12 No meu caso, mesmo tendo apenas uma menina na sala, ela não
tinha problemas de aprendizagem. Eu não acompanhei muito
na época para saber o quanto ela estava contaminada, mas ela
não era uma menina com problema de aprendizagem. Hoje não
tenho mais nenhum caso na sala. Eu acho que outros fatores
interferem mais, como a falta de estímulo, a anemia, outras
questões, ou tudo junto.
Uma criança contaminada mas bem estimulada, não
vai ter problema de desempenho escolar.
O professor deve possibilitar condições de
aprendizagem, oferecer materiais, estimular,
ficar em cima da criança, insistindo, orientando
ás vezes até para apontar o lápis.
18 Não sei, no começo parecia que sim, que a criança não aprendia
por causa do chumbo. Mas aí ficou mais claro com a palestra
do Dr. Plínio que para haver alguma interferência que a criança
teria que ter um índice muito alto, e ainda assim, ele disse que
os neurônios podem estabelecer outras conexões diferentes da
área afetada.
Acredito que sim. Eu acho que, em termos de saúde, é
lógico, se a criança está anêmica, se atingiu o osso,
tudo isso influi com certeza.
se há alguma coisa de errado, como a
contaminação, eu penso que a minha função é
chamar os pais, conversar, falar com a direção e
orientar para possíveis encaminhamentos.
Dentro da sala de aula eu vou ter paciência,
porque eu preciso respeitar o tempo individual
do aluno, pois eles têm ritmos diferentes.
20 Sim e não.
Penso não, por causa da minha aluna, mas sim, por causa de
tudo que a gente viu que o chumbo pode acarretar.
há outros fatores. Vai depender muito da estimulação, da
Elas até podem, mas eu não posso falar que é por
causa da contaminação, pois eu não posso correr o
risco de rotular ou deixar a criança de lado por
acreditar que por causa do chumbo ela não vai
Trabalhar diversificado com a criança, usar da
bagagem que o aluno traz, fazer um trabalho
diferenciado com o aluno, melhorando o
aprendizado daquela criança.