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Tabela 5 - Rentabilidade das quatro maiores varejistas, 1995 - 2004
Ano Casas Bahia Ponto Frio Lojas Colombo Magazine Luiza
1995 4,30% 30,20% 27,40% 26,50%
1996 7,00% 28,20% 19,10% 25,90%
1997 3,50% 11,30% 23,50% 41,30%
1998 4,50% 7,10% 5,50% 13,70%
1999 3,30% 9,10% 10,00% -6,30%
2000 3,10% 11,50% 16,80% 24,20%
2001 2,20% 7,10% 3,30% 51,60%
2002 5,00% 6,40% 8,80% 48,60%
2003 2,80% 0,60% 14,10% 15,30%
2004 3,80% 8,70% 13,50% 30,60%
Média Anual 3,9% 11,7% 14,0% 26,0%
Desvio Padrão 1,3% 9,6% 7,7% 17,4%
Fonte: Elaborado pelo autor (EXAME – MELHORES E MAIORES 1995 – 2004)
Observa-se na tabela da lucratividade, que o setor é bastante concorrido, já que oscila
entre 1,6% na de menor lucratividade média e 2,8% na de maior lucratividade média.
Percebe-se também pouca oscilação nestes percentuais, demonstrando regularidade nos
índices ao longo do período.
Estes dados nos levam a concluir que o segmento é disputado a cada ponto percentual,
atuando muito próximo do limite entre lucro e prejuízo (ponto de equilíbrio) e que eventuais
erros estratégicos facilmente poderiam levar as empresas a prejuízos consideráveis.
Na tabela da rentabilidade, onde o comparativo é do lucro líquido com relação ao
investimento próprio, ou seja, o patrimônio líquido da empresa, percebe-se um nível de
retorno diferenciado, em que as duas redes com maior crescimento em vendas, detêm as
menores taxas de rentabilidade.
Esta análise nos leva a entender que nesta indústria existem vantagens competitivas
relevantes, já que permitem que alguns dos integrantes obtenham índices de rentabilidade
maior que os concorrentes.