222
administrativos a responsabilidade pelo planejamento e execução dessas marcas foi
distribuída por órgãos municipais de forma intersetorial
232
.
As marcas elencadas refletiam, na acepção da Prefeitura, um modelo de planejamento
desenhado com base na intersetorialidade das políticas, onde estas deveriam ser
complementares e integradas, rompendo com as formas tradicionais (departamentalizadas e
segmentadas) de definição e execução das políticas públicas (MARTINS, 2000)
233
. De acordo
com os documentos governamentais:
As Marcas de Governo, ao traduzirem a utopia do Governo do Povo de uma
sociedade justa, articulam elementos da vida cotidiana da cidade. Fica excluída uma
estrutura de funcionamento distanciada da vida da rua, do bairro, enfim da cidade,
bem como uma hierarquia entre as políticas. Os diversos órgãos interagem de forma
orgânica a partir da identificação de interfaces que levam, muitas vezes, um
determinado órgão a fazer parte de uma Marca (PREFEITURA MUNICIPAL DE
BELÉM, 2001, p. 15).
232
Na primeira gestão as marcas/diretrizes foram atribuídas aos seguintes órgãos, respectivamente: 1) Dar um
futuro às crianças e aos adolescentes: Fundação Papa João XXIII (Funpapa), Secretaria Municipal de Educação
(Semec), Fundação Municipal de Assistência do Estudante (FMAE), Fundação Cultural do Município de Belém
(Fumbel), Fundação Centro de Referência em Educação Ambiental Escola Bosque (Funbosque) e
Administrações Regionais (AR); 2) Saúde para todos: Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Secretaria
Municipal de Saneamento (Sesan), Instituto de Previdência do Município de Belém (IPMB), Serviço Autônomo
de Água e Esgoto de Belém (SAAEB), Fundação Áreas Verdes de Belém (Funverde), Secretaria Municipal de
Administração (Semad); 3) Sanear Belém: Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), Serviço Autônomo de
Água e Esgoto de Belém (SAAEB), Administrações Regionais (AR); 4) Revitalizar Belém: Secretaria Municipal
de Urbanismo (Seurb), Secretaria Municipal de Economia (Secon), Fundação Cultural do Município de Belém
(Fumbel), Fundação Áreas Verdes de Belém (Funverde), Companhia de Turismo de Belém (Belemtur),
Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), Secretaria Municipal de Coordenação Geral do Planejamento e
Gestão (Segep), Administrações Regionais (AR); 5) Transporte humano: Companhia de Transportes de Belém
(CTBEL), Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan),
Administrações Regionais (AR) (PREFEITURA MUNICIPAL DE BELÉM, 1997b). A marca Participação
popular foi desenvolvida sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Coordenação Geral do Planejamento
e Gestão (Segep), Coordenadoria de Relações com a Comunidade (CRC) e Administrações Regionais.
Importante registrar que, seguindo a definição da Lei Municipal 7.682 de 05 de janeiro de 1994, a cidade foi
dividida em oito distritos administrativos: Distrito Administrativo de Mosqueiro (Damos), de Outeiro (Daout),
de Icoaraci (Daico), do Benguí (Daben), do Entroncamento (Daent), da Sacramenta (Dasac), de Belém (Dabel)
do Guamá (Dagua) (PREFEITURA MUNICIPAL DE BELÉM, 2001a).
233
Segundo os documentos governamentais, a definição das marcas seguiu a dois critérios: a integração setorial
dos órgãos, isto é, a articulação institucional das políticas em torno das demandas sociais e a priorização da
problemática a ser enfrentada face às carências e às características históricas mais relevantes da cidade. Desta
forma, cada marca agrega a seguinte política, respectivamente: 1) Revitalizar Belém: aspectos urbanísticos,
culturais, econômicos e ambientais; 2) Sanear Belém: política de saneamento, incluindo limpeza pública,
drenagem, pavimentação e abastecimento de água; 3) Dar um futuro às crianças e aos adolescentes: educação,
esporte, lazer, cultura, saúde, geração de renda para os pais; 4) Saúde para todos: valorização e manutenção da
saúde com enfoque preventivo; 5) Transporte humano: preservação da vida, segurança, humanização do
transporte e do trânsito; 6) Participação popular: construção do poder popular, cidade constituída por cidadãos
que decidem e exercem o controle sobre as políticas públicas; 7) Valorização do servidor: reconhecimento do
servidor como pessoa importante no desenvolvimento das políticas (PREFEITURA MUNICIPAL DE BELÉM,
2001).