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Tabela 2: Estações da linha Sul
Por um lado, havia os trabalhadores das frentes emergenciais de serviço,
do outro, engenheiros “importados” conjuntamente com os projetos de ferrovia. Daí
as casas de funcionários e estações em estilo inglês. Essa diversidade de
temporalidades se apresenta desde os primeiros anos e caracteriza as
contradições e desencontros da tecnificação
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.
As características das atividades econômicas brasileiras de meados do
século XIX justificam a implantação dos sistemas ferroviários em algumas regiões.
Esses sistemas apresentavam um sentido funcional dentro de um quadro político-
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SILVA FILHO, Antônio Luíz Macedo e. Paisagens do consumo: Fortaleza no tempo da Segunda
Grande Guerra. Fortaleza: Museu do Ceará; Secretaria de Cultura e Desporto do Ceará, 2002.
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Araújo, Hermetes Reis de.Técnica e Natureza na Sociedade Escravista. In Revista Brasileira de
História, v.18, no. 35, p287-305.1998
Riachão 120,016 08 de Dezembro de 1890
Itaúna(Castro) 133,276 01 de Junho de 1891
Cangaty 146,477 08 de Dezembro de 1890
Junco 169,804 07 de Setembro de 1891
Quixadá 187,740 Idem
Floriano Peixoto (Juá) 201,435 04 de Agosto de 1894
Francisco Holanda 210,506 27 de Abril de 1919
Uruquê 219,710 04 de Agosto de 1894
Quixeramobim 235,379 Idem
Salva-vidas 249,00 09 de Janeiro de 1921
Prudente de Moraes(Muxuré) 258,187 04 de Julho de 1899
S. de Lacerda 267,839 Idem
Senador Pompeu (Humayá) 287,299 02 de Julho de 1900
Girau 316,837 15 de Novembro de 1907
Miguel Calmon 335,184 08 de Maio de 1908
Affonso Penna 362,253 10 de Julho de 1910
São José 382,487 05 de Agosto de 1910
Suassurana 397,982 05 de Novembro de1910
Iguatú 413,482 Idem
Jaguaribe 423,665 31 de Dezembro de1922
J. Alencar 433,243 30 de Março de 1916
Várzea da Conceição 445,030 15 de Agosto de 1916
Malhada Grande 450,360 Idem
Cedro 465,037 05 de Novembro de 1916
Paiano 476,435 31 de Dezembro de1922
Lavras 488,017 01 de Dezembro de 1917
Riacho Fundo 500,075 07 de Setembro de 1920
Aurora 513,235 Idem
Ingazeiras 537,321 07 de Setembro de 1922