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Figura 9: Quadro conceitual de referência atualizado (Elaborado pelo
autor)
Observe-se que a Figura 9 corresponde à complementação dos fatores
apontados pelo referencial teórico, como influenciadores do processo de
implementação do Seis Sigma, os quais haviam sido apresentados na Figura 4,
Capítulo 2.
Na Figura 9 e no Quadro 7, tais fatores são detalhados em termos da
facilidades e dificuldades encontradas na experiência do Grupo Telemar, os
quais podem servir como referência para outras empresas que se proponham a
viver este processo, em complemento ao que é apontado na literatura sobre o
tema.
O Seis Sigma tem sido visto por muitos como uma ferramenta técnica para
resolução de problemas e redução de defeitos. Entretanto, com base na
natureza dos aspectos que facilitam ou dificultam a implementação dessa
abordagem em uma organização de serviços, percebe-se que o Seis Sigma vai
além disso e envolve um processo de transformação de caráter social, cultural e
até mesmo no âmbito individual dentro de cada organização.
Perspectiva do
Estudo de Caso
ASPECTOS QUE FACILITAM
ASPECTOS QUE FACILITAM
Qualidade / Seis Sigma / Gestão da Mudança
• abandono dos preconceitos e reflexão sobre o que se pensa saber
• alinhamento do seis sigma com a estratégia, com o modelo de gestão e com a cultura
• comprometimento das lideranças
• comunicação franca vertical e horizontal
• divulgação ampla dos resultados
• envolvimento de todos da organização com a mudança
• existência de visão de futuro que dê esperança às pessoas
• foco na satisfação dos clientes
• gerência média atuando como agente da mudança
• gestão e valorização do conhecimento gerado
• reconhecimento e premiação das equipes de projeto
• respeito ao tempo necessário para mudança da cultura e do comportamento
• rigor financeiro na avaliação dos benefícios
• seleção adequada de projetos e pessoas, com critérios claros
• treinamento amplo para todos e domínio do método e das ferramentas
• abandono dos preconceitos e reflexão sobre o que se pensa saber
• alinhamento do seis sigma com a estratégia, com o modelo de gestão e com a cultura
• comprometimento das lideranças
• comunicação franca vertical e horizontal
• divulgação ampla dos resultados
• envolvimento de todos da organização com a mudança
• existência de visão de futuro que dê esperança às pessoas
• foco na satisfação dos clientes
• gerência média atuando como agente da mudança
• gestão e valorização do conhecimento gerado
• reconhecimento e premiação das equipes de projeto
• respeito ao tempo necessário para mudança da cultura e do comportamento
• rigor financeiro na avaliação dos benefícios
• seleção adequada de projetos e pessoas, com critérios claros
• treinamento amplo para todos e domínio do método e das ferramentas
• persistência em efetuar a mudança
• realização de eventos formais de
divulgação e reconhecimento dos
projetos Seis Sigma
• persistência em efetuar a mudança
• realização de eventos formais de
divulgação e reconhecimento dos
projetos Seis Sigma
ASPECTOS QUE DIFICULTAM
ASPECTOS QUE DIFICULTAM
• comportamento resistente da gerência média: complacente, agressivo ou desligado
• declarar o sucesso de forma prematura
• equipes de projeto e coordenação do programa inoperantes
• falha na criação de vitórias no curto prazo
• falta de senso de urgência
• falta de visão dos benefícios no nível do indivíduo (aprender e conhecer) e no nível
coletivo (melhoria da auto-imagem da organização)
• liderança muito top-down ou laissez faire
• mudança motivada pelo modismo
• negligenciar a incorporação da mudança à cultura da empresa
• resistências ao programa: ignorar novos procedimentos, discordar dos benefícios, críticar
as ferramentas, valorizar as exceções e atrasar a execução dos planos de ação
• resistências causadas pelo medo do novo, medo de perder a liberdade e o status, medo
de ser julgado incompetente e medo de perder alianças
• comportamento resistente da gerência média: complacente, agressivo ou desligado
• declarar o sucesso de forma prematura
• equipes de projeto e coordenação do programa inoperantes
• falha na criação de vitórias no curto prazo
• falta de senso de urgência
• falta de visão dos benefícios no nível do indivíduo (aprender e conhecer) e no nível
coletivo (melhoria da auto-imagem da organização)
• liderança muito top-down ou laissez faire
• mudança motivada pelo modismo
• negligenciar a incorporação da mudança à cultura da empresa
• resistências ao programa: ignorar novos procedimentos, discordar dos benefícios, críticar
as ferramentas, valorizar as exceções e atrasar a execução dos planos de ação
• resistências causadas pelo medo do novo, medo de perder a liberdade e o status, medo
de ser julgado incompetente e medo de perder alianças
PERSPECTIVA
PERSPECTIVA
• alta rotatividade de pessoal
• conflito entre cultura de resultados
curto prazo e a cultura Seis Sigma
• comunicação restrita aos gestores
• escolha de projetos não prioritários
• disputas de poder na organização
• intangibilidade do setor de serviços
• falta de apoio dos gestores e pares
aos green e black belts
• mudanças constantes
• negligenciar aspectos
comportamentais na seleção e nos
treinamentos
• tamanho grande da empresa
• alta rotatividade de pessoal
• conflito entre cultura de resultados
curto prazo e a cultura Seis Sigma
• comunicação restrita aos gestores
• escolha de projetos não prioritários
• disputas de poder na organização
• intangibilidade do setor de serviços
• falta de apoio dos gestores e pares
aos green e black belts
• mudanças constantes
• negligenciar aspectos
comportamentais na seleção e nos
treinamentos
• tamanho grande da empresa
Perspectiva do
Estudo de Caso
ASPECTOS QUE FACILITAM
ASPECTOS QUE FACILITAM
Qualidade / Seis Sigma / Gestão da Mudança
• abandono dos preconceitos e reflexão sobre o que se pensa saber
• alinhamento do seis sigma com a estratégia, com o modelo de gestão e com a cultura
• comprometimento das lideranças
• comunicação franca vertical e horizontal
• divulgação ampla dos resultados
• envolvimento de todos da organização com a mudança
• existência de visão de futuro que dê esperança às pessoas
• foco na satisfação dos clientes
• gerência média atuando como agente da mudança
• gestão e valorização do conhecimento gerado
• reconhecimento e premiação das equipes de projeto
• respeito ao tempo necessário para mudança da cultura e do comportamento
• rigor financeiro na avaliação dos benefícios
• seleção adequada de projetos e pessoas, com critérios claros
• treinamento amplo para todos e domínio do método e das ferramentas
• abandono dos preconceitos e reflexão sobre o que se pensa saber
• alinhamento do seis sigma com a estratégia, com o modelo de gestão e com a cultura
• comprometimento das lideranças
• comunicação franca vertical e horizontal
• divulgação ampla dos resultados
• envolvimento de todos da organização com a mudança
• existência de visão de futuro que dê esperança às pessoas
• foco na satisfação dos clientes
• gerência média atuando como agente da mudança
• gestão e valorização do conhecimento gerado
• reconhecimento e premiação das equipes de projeto
• respeito ao tempo necessário para mudança da cultura e do comportamento
• rigor financeiro na avaliação dos benefícios
• seleção adequada de projetos e pessoas, com critérios claros
• treinamento amplo para todos e domínio do método e das ferramentas
• persistência em efetuar a mudança
• realização de eventos formais de
divulgação e reconhecimento dos
projetos Seis Sigma
• persistência em efetuar a mudança
• realização de eventos formais de
divulgação e reconhecimento dos
projetos Seis Sigma
ASPECTOS QUE DIFICULTAM
ASPECTOS QUE DIFICULTAM
• comportamento resistente da gerência média: complacente, agressivo ou desligado
• declarar o sucesso de forma prematura
• equipes de projeto e coordenação do programa inoperantes
• falha na criação de vitórias no curto prazo
• falta de senso de urgência
• falta de visão dos benefícios no nível do indivíduo (aprender e conhecer) e no nível
coletivo (melhoria da auto-imagem da organização)
• liderança muito top-down ou laissez faire
• mudança motivada pelo modismo
• negligenciar a incorporação da mudança à cultura da empresa
• resistências ao programa: ignorar novos procedimentos, discordar dos benefícios, críticar
as ferramentas, valorizar as exceções e atrasar a execução dos planos de ação
• resistências causadas pelo medo do novo, medo de perder a liberdade e o status, medo
de ser julgado incompetente e medo de perder alianças
• comportamento resistente da gerência média: complacente, agressivo ou desligado
• declarar o sucesso de forma prematura
• equipes de projeto e coordenação do programa inoperantes
• falha na criação de vitórias no curto prazo
• falta de senso de urgência
• falta de visão dos benefícios no nível do indivíduo (aprender e conhecer) e no nível
coletivo (melhoria da auto-imagem da organização)
• liderança muito top-down ou laissez faire
• mudança motivada pelo modismo
• negligenciar a incorporação da mudança à cultura da empresa
• resistências ao programa: ignorar novos procedimentos, discordar dos benefícios, críticar
as ferramentas, valorizar as exceções e atrasar a execução dos planos de ação
• resistências causadas pelo medo do novo, medo de perder a liberdade e o status, medo
de ser julgado incompetente e medo de perder alianças
PERSPECTIVA
PERSPECTIVA
• alta rotatividade de pessoal
• conflito entre cultura de resultados
curto prazo e a cultura Seis Sigma
• comunicação restrita aos gestores
• escolha de projetos não prioritários
• disputas de poder na organização
• intangibilidade do setor de serviços
• falta de apoio dos gestores e pares
aos green e black belts
• mudanças constantes
• negligenciar aspectos
comportamentais na seleção e nos
treinamentos
• tamanho grande da empresa
• alta rotatividade de pessoal
• conflito entre cultura de resultados
curto prazo e a cultura Seis Sigma
• comunicação restrita aos gestores
• escolha de projetos não prioritários
• disputas de poder na organização
• intangibilidade do setor de serviços
• falta de apoio dos gestores e pares
aos green e black belts
• mudanças constantes
• negligenciar aspectos
comportamentais na seleção e nos
treinamentos
• tamanho grande da empresa
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