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características peculiares, como, por exemplo, a convivência de estudantes de áreas
disciplinares bastante diferenciadas; a força simbólica de uma Unidade da Periferia da
Metrópole, atendendo estudantes de camadas sociais mais desprivilegiadas econômica e
culturalmente; e a relação de maior proximidade entre estudantes e professores. Estas
características parecem fazer com que os últimos acompanhem continuamente os
primeiros, permitindo que estes incorporem a FFP como um espaço que lhes pertence
226
, ou
seja, tornando este espaço naquilo que os geógrafos costumam chamar de lugar
227
. Trata-se
de uma parcela considerável de jovens oriundos não somente de São Gonçalo e Niterói,
mas de toda a Região Metropolitana do Rio de Janeiro e alguns do interior do Estado
228
.
Como sabemos, pela nossa vivência na Instituição, que muitos deles prestaram mais de um
exame vestibular, para outros cursos e universidades, sem sucesso, ou pela proximidade
com o local de residência – o que diminui os gastos com transporte, permitindo a
continuidade dos estudos para os que têm condições financeiras mais baixas - estes jovens
vêem nesta Faculdade a única possibilidade de acesso à universidade pública
229
, e buscam
igualdade de condições de estudo em relação às universidades localizadas mais próximas
ao centro da Metrópole. Como gostava de dizer o ex-Diretor da FFP, o professor e geógrafo
Cláudio Barbosa da Costa: “a Periferia está no Centro!” Se isto for verdade no caso da
226
Trataremos especificamente destas características no decorrer do Capítulo com base nos próprios
depoimentos dos entrevistados.
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Estamos nos referenciando no conceito de lugar conforme definido por Carlos (1996): O lugar é a
porção do espaço apropriável para a vida - apropriada através do corpo - dos sentidos - dos passos de seus
moradores, é o bairro, é a praça, é a rua, e nesse sentido poderíamos afirmar que não seria jamais a
metrópole ou mesmo a cidade lato sensu, a menos que seja a pequena vila ou cidade -
vivida/conhecida/reconhecida em todos os cantos. [...] São os lugares que o homem habita dentro da cidade
que dizem respeito a seu cotidiano e a seu modo de vida, onde se locomove, trabalha, passeia, flana, isto é,
pelas formas através das quais o homem se apropria e que vão ganhando o significado dado pelo uso.
Trata-se de um espaço palpável - a extensão exterior, o que é exterior a nós, no meio do qual nos
deslocamos. (p. 20-22)
228
Dados coletados pelo Departamento de Educação da FFP mostram que, de 1.074 estudantes de todos os
cursos que ingressaram no segundo semestre de 1996, 592 (55%) eram procedentes de São Gonçalo; 251
(23%), do Rio de Janeiro; 135 (13%), de Niterói. Os 96 (9%) estudantes restantes procediam de 19 outros
municípios do Estado do Rio de Janeiro (Perfil dos Estudantes da FFP – Relatório, 1996). Dados coletados
por nós (a partir de um questionário respondido por alunos no primeiro semestre – ver Anexo IX), a partir do
segundo semestre de 2000, apenas no curso de Ciências Biológicas, confirmam a procedência dos estudantes
dos diversos municípios, principalmente da Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, excetuando-
se a Zona Sul do município do Rio.
229
Uma vez que a relação candidato-vaga nos cursos da FFP é mais baixa, especialmente para Ciências
Biológicas e, principalmente, em comparação a outros cursos da área Biomédica, conforme pode ser
verificado analisando-se estes dados nos sítios das universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro.
Destacamos, ainda, que, no questionário que aplicamos aos alunos do 1
o
período, desde 2000 (ver modelo no
Apêndice III), as respostas mais freqüentes à pergunta “Por que você veio estudar na FFP/UERJ?” se
referem ao fato de ser uma instituição pública; de “ser mais fácil de passar” ou “foi a única que consegui
passar”; ou ainda, por proximidade como o local de residência. Para aqueles que trabalham, a justificativa
pela escolha está relacionada ao horário do curso (tarde/noite). É freqüente ainda, principalmente entre
aqueles que respondem que pretendem ser professor, a referência à informações que indicavam que a FFP é
uma instituição de qualidade nesta área.