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Em 1707 Jacques Martin Hottetere “le Romain” (ca.1680 - ca.1761) publica em
Paris a obra Principes de la flûte traversiere, ou flute D’Allemagne, De la flute A B E C, ou
flute douce, et du haut-bois, Divifez par Traitez.
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Trascrevemos aqui o prefácio:
Como o traverso é um instrumento dos mais agradáveis, e dos mais em voga atualmente,
me vi na obrigação de empreender esta pequena obra para tornar fecunda a inclinação
daqueles que aspiram tocá-la. Ouso orgulhar-me de que meu trabalho não será de todo
indigno da curiosidade dos que gostam desse instrumento, já que meu principal objetivo é
amenizar-lhes as primeiras dificuldades que de um modo geral, são as mais árduas.
Poder-se-á, portanto, instruir-se com segurança à cerca dos princípios do Traverso
através desse Tratado. Dou aqui as receitas para realização de todas as notas naturais,
sustenidas e bemóis, com uma explicação de como fazer para afiná-las. Também ensino
aqui como se devem realizar os trinados em cada uma destas notas; e finalmente quais
são os ornamentos necessários para que se toque apropriadamente e com bom gosto.
Estas receitas e regras poderão ser apreendidas mesmo na ausência de um
professor, por todas as pessoas que tenham naturalmente disposição para tocar este
instrumento, e a quem só faltem realmente conhecer os Princípios encontrado aqui em um
Tratado sobre a flauta-doce, além de uma análise comparativa entre o Traverso e o Oboé
que poderá servir de método para que se aprenda a tocar este último instrumento. No
mais, eu não falo, absolutamente, nesse compêndio, sobre o valor rítmico das notas; nem
sobre fórmulas de compasso, pois estas são coisas que pertencem antes a um Tratado
sobre Música, e não a um Tratado sobre a Flauta.
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Por meio desse prefácio, foi possível identificar todo o conteúdo desse tratado de
importância histórica para o estudo da flauta barroca. Ele trata da postura, embocadura,
que neste caso ele julga como sendo uma questão pessoal, embora estabeleça algumas
regras. Fala sobre articulações e ornamentações, “estilo pontuado francês”, ligaduras,
apoggiaturas ascendentes e descendentes, acentos e terminações. Ensina a realizar o
Flattement ou Tremblement Mineur, que é uma espécie de vibrato em que o dedo oscila
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Digno de citação pelo aspecto curioso, na capa desse tratado se encontram os dizeres:
“foi editado em Amsterdam, custeado por Estienne Roger, Comerciante de Publicações Literárias,
que vende a Música do Mundo mais correta, engajado em vendê-la o mais barato possível, sendo
que deveria mesmo , na verdade, é distribuí-la de graça.”
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Tradução realizada por Renato Marsiglio Corrêa de Camargo. 1ª flauta solista da
Banda Sinfônica do Estado de São Paulo.