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Quadro 21: Descrição da escala de proficiência de Língua Portuguesa.
Nível da escala de
proficiência
Descrição
Nível 150: pontos
dentro do intervalo ≥
150 e < 200
Neste nível os alunos operam preferencialmente com estratégias locais de leitura,
identificam informações cruciais/centrais, em posição destacada, e ainda a
finalidade ou tema de um texto. Usam, também, conhecimento de mundo na
percepção do sentido de um texto.
A leitura acontece com compreensão localizada de textos pequenos, com frases
curtas em ordem direta, vocabulário e temática próximos da realidade do aluno.
Na compreensão dos textos, o aluno demonstra: identificar informações
cruciais/centrais, em posição destacada; realizar inferência em situação em que
haja bastante evidência de apoio; operar preferencialmente com estratégias locais
de leitura; usar conhecimento de mundo/valores de ampla difusão na percepção do
sentido/finalidade de um texto; reconhecer gêneros textuais, utilizando
características gráficas e discursivas bem salientes; selecionar, de uma lista, o
enunciado que expressa apropriadamente a intenção, a finalidade ou tema de um
texto.
Nível 200: pontos
dentro do intervalo ≥
200 e < 250
Os alunos resolvem problemas de leitura a partir da compreensão global do texto,
incluindo inferências, localizam informações secundárias, reconstroem uma
narrativa, encadeando vários fatos na ordem de aparição, e reconhecem efeitos de
sentido de recursos variados (repetição, substituição, onomatopéia).
Leitura com compreensão global de textos pequenos, com frases curtas em ordem
direta, vocabulário e temática próximos da realidade do aluno.
Na compreensão dos textos, o aluno demonstra: resolver problemas de leitura a
partir da compreensão global do texto; localizar informações secundárias; fazer
inferências a partir da leitura global; reconstruir uma narrativa, encadeando vários
fatos na ordem de aparição; correlacionar, em um texto dado, termos, expressões
ou idéias que tenham o mesmo referente; reconhecer efeitos de sentido de recursos
variados (repetição, substituição, onomatopéia); progredir na leitura articulando
partes do texto; excluir, de uma lista, por verificação, informações plausíveis não
contidas no texto; reconhecer e comparar paráfrases, identificando entre várias, a
mais apropriada; reconhecer gêneros textuais a partir da enumeração de
características.
Fonte: Inep/MEC
Além da apresentação das tabelas, o relatório indica que foi realizado um estudo
relacionando o desempenho dos alunos e alguns fatores de contexto. Utilizando-se técnicas
estatísticas, o relatório indicou que o atraso escolar e o nível socioeconômico dos pais não
eram suficientes, per se, para explicar a diferença entre as médias de desempenho dos alunos
e que deveria haver outros fatores associados a essa diferença. Quando analisados somente
esses dois fatores, o estudo mostra que, com relação ao desempenho dos alunos, é maior o
efeito do atraso escolar do que o nível de escolaridade dos pais. Baseado nesses dois
resultados, o relatório indica que seria possível combater as diferenças socioeconômicas
incentivando o ingresso, a permanência e o sucesso dos alunos no sistema educacional. O
estudo destaca também que, em todas séries e disciplinas, o desempenho dos alunos diminui
sensivelmente à medida que aumenta a defasagem idade-série e diminui o nível de