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São suas características:
Simplicidade, franqueza, alegria, vivacidade, (simplicitatem,
candorem, festituitatem, argutiam); pode-se passar de uma matéria à
outra; quanto ao estilo, “convém a esse gênero o aticismo, e o estilo
humilde (humilior), mais próximo do cômico do que do trágico, ou
mesmo abaixo, se isso é possível, do tom da comédia, contanto que
esse estilo humilde seja de um letrado (modo docta sit humilitas)”; o
gênero familiar aprecia a concisão: sem exórdio, sem palavras
expressivas, sem narrações alusivas.
Erasmo distingue cartas com assunto único e cartas com assunto múltiplo:
...naquelas a ordem será “ditada pela reflexão (consilium), e não por
preceitos miúdos”; estas são cartas “complexas (confusaneis) em
que se acumulam vários assuntos quase inumeráveis, ou em que
imaginaremos uma ordem qualquer inspirada a partir do momento,
do lugar, das pessoas ou das matérias, o que tornaremos visível por
freqüentes pequenas transposições”. Essas transições permitem
conciliar diversidade e unidade, natureza e arte. As cartas com
assunto múltiplo são freqüentes entre amigos (familiares) (TIN, 2005,
p.58)
O autor expõe, uma classificação baseada nas três divisões tradicionais da
eloqüência, acrescida de um quarto gênero, o “familiar”. Cada um deles, subdividido,
somam 27 espécies:
O gênero deliberativo (exhortatoria epistola, dehortatoria epistola,
suasoria epistola, dissuasoria epistola, consolatoria epistola, petitoria
epistola, commendatitia epistola, monitoria epistola, amatoria
epistola), gênero demonstrativo; gênero judicial (criminatoria epistola,
expostulatoria epistola, purgatio, exprobatio, inuectiua, deprecatória
epistola) e gênero familiar (nunciatio, mandatoria epistola,
collaudatoria epistola, gratiarum actio, lamentoria epistola,
gratulatoria epistola, icosa epistola, conciliatoria epistola, officiosa
epistola, disputatoria epistola). (apud TIN, 2005, p.58)
No entanto, ao analisar o tratado Opus, de Erasmo, J. Chomarat (apud TIN,
2005, p.59) prefere, ao invés da classificação feita pelo próprio Erasmo, “deduzir os
temas maiores em número de três: a carta e o discurso, a acomodação, a