Instituições e normas de comportamento empresarial
Instituição Descrição
IBCG – Instituto Brasileiro de
Governança Corporativa
www.ibcg.org.br
Mensagem básica: as boas práticas de governança corporativa têm
a finalidade de aumentar o valor da sociedade [sic], facilitar seu
acesso ao capital e contribuir para a sua perenidade.
Objetivos: disseminar o conceito de Governança Corporativa e o
uso do Código Brasileiro das Melhores Práticas de Governança
Corporativa; debater idéias e promover pesquisas sobre a
governança corporativa; contribuir para que as empresas adotem
transparência, prestação de contas (accountability)e equidade como
diretrizes fundamentais ao seu sucesso e continuidade.
WBCSD – World Business
Council for Sustainable
Development
www.wbcsd.ch
CEBDS – Conselho
Empresarial Brasileiro para o
Desenvolvimento Sustentável
www.cebds.com
Mensagem básica: negócios e sociedade são interdependentes e
devem se proteger, a partir de uma compreensão mútua e um
comportamento responsável, o papel dos negócios para criar um
futuro melhor é reconhecido e encorajado pela sociedade; A
contribuição básica para o desenvolvimento sustentável é a eco-
eficiência, um termo cunhado pelo WBCSD em 1992.
Objetivos: eco-eficiência: reduzir o consumo de materiais, de
energia, a dispersão de substâncias tóxicas, intensificar a
reciclagem, prolongar a durabilidade dos produtos [sic], etc.
Instituto Ethos de Empresas e
Responsabilidade Social
www.ethos.org.br
Mensagem básica: a responsabilidade social está se tornando cada
vez mais fator de sucesso empresarial, o que cria novas perspectivas
para a construção de um mundo economicamente mais próspero e
socialmente mais justo.
Objetivos: incorporar a prática da responsabilidade social
empresarial; implementar políticas e práticas que atendam elevados
critérios éticos, contribuindo para o alcance do sucesso econômico
sustentável em longo prazo; assumir as responsabilidades da
empresa com todos aqueles que são atingidos por suas atividades;
etc.
ISO − International Organi-
zation for Standardization
www.iso.org
ABNT − Associação Brasileira
de Normas Técnicas
www.abnt.org.br
Mensagem básica: marcas e certificados de conformidade são
indispensáveis na elevação do nível de qualidade dos produtos,
serviços e sistemas de gestão. A certificação melhora a imagem da
empresa e facilita a decisão de compra para cliente e consumidores,
facilita a ação de governos e exportadores.
Objetivos: normalizar a fabricação dos produtos, buscar a
melhoria da qualidade de vida através de normas relativas à saúde, à
segurança, à preservação do meio ambiente e à responsabilidade
social.
IBASE − Instituto Brasileiro de
Análises Sociais e Econômicas
www.ibase.org.br
Mensagem básica: democracia é cidadania ativa, participativa, de
sujeitos sociais em luta, nos locais em que vivem, agindo e
construindo − com igualdade na diversidade − a sociedade civil, a
economia e o poder.
Objetivos: desenvolver ações para incidir em políticas públicas que
priorizem a igualdade e o desenvolvimento humano democrático e
sustentável, erradicar a pobreza e o combate à desigualdade; exigir
transparência dos representantes eleitos; cobrar ética,
responsabilidade social e cidadã dos setores empresariais, etc.
Quadro 1 Instituições e normas de comportamento empresarial
Fonte: elaborado pela autora a partir da pesquisa nos web sites das instituições