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Aí, eu coloquei a revisão desse conteúdo, usando esses exercícios na forma de gincana Matemática.
Como na 5ª série eles têm essa diferenciação sexual de meninos e meninas, os meninos não se
misturam com as meninas, nós separamos a aula em dois grupos, meninos e meninas. Direita,
meninas; esquerda, meninos. O que acontece, eu digo, eu dou um tempo para eles fazerem as
atividades do 1 ao 5 do livro, e podem se ajudar. O que acontece, durante esse tempo, eles podem,
entre as meninas, se ajudar, eles devem, pois eu vou estar circulando para ver se tem algum colega
que está sozinho fazendo a atividade, então, eu estou circulando para ver se eles fazem. Terminou o
tempo, eles têm que parar. Então, um grupo cuida do outro. O que eu observo nessa atividade, que
não é uma atividade de simplesmente fazermos exercícios, tem toda uma motivação a mais, que é
uma motivação de equipe. No momento em que eles estão trabalhando ali, eles estão se ajudando,
pois vai ser sorteado um representante das meninas e um dos meninos, pode ser qualquer um, e o
objetivo que eles querem é conseguir aquele ponto. Então, eles se ajudam. Cada um poderá usar o
seu material. Todos têm que fazer, então, eles se ajudam para que todos tenham o seu material
completo, e a gente fica com o material completo porque todo mundo está implicado, porque daqui a
pouco eu posso ser chamado e o meu grupo não vai gostar de perder ponto. Todo mundo se implica
em fazer a tarefa, e assim tem funcionado muito bem. Eu tinha três aulas para fazer esses 30
exercícios de revisão que eu já tinha previsto, e, em duas aulas, nós acabamos, porque a gente
conseguiu fazer e funcionou. Eu tenho observado o quanto eles estão discutindo. Um fica olhando o
erro do outro e dizendo “tu estás errado”. Eu acho bem interessante porque a motivação aumentou,
eles estão conseguindo. Claro que há dificuldades. Nas primeiras vezes, eles burlaram as regras, do
tipo assim, teve três ou quatro que ficaram isolados. Aí, eu chamei a atenção, eu disse que o grupo
seria penalizado, que poderia fazer a tarefa, mas não ganharia o ponto, pois não se ajudaram,
porque nem todos estavam fazendo a tarefa, pois a equipe dos meninos deveria fazer tudo. Depois
que a gente corrige no quadro, não tem tempo para fazer, eu coloco a pontuação e eles corrigem no
livro. Então, eu achei que foi uma forma dinâmica, eles estão supermotivados e perguntam “hoje tem
gincana?”. Eles fazem as tarefas que eles querem, é simbólico aquele ponto, mas motivou. Nós
vamos fazer a gincana até o fim do ano para ver quem ganhará, meninos ou meninas. Também foi
uma escolha deles, meninos e meninas. Eu já tinha pensado nisso por experiência de ter feito
gincana em outros anos, mas eu fiz em alguns momentos, eu não fiz seguido. Nós estipulamos um
período por semana, e tem sido um período muito produtivo em exercícios, pois eles estão fazendo,
estão implicados. Eu acho que trabalhar em equipe é muito importante hoje em dia, pois tu tens que
trocar. Eu acho que é uma formação a mais que a gente pode trabalhar dentro da Matemática... O
quanto eles se dão conta de erros que eles cometeriam sozinhos, ouvindo o outro, porque eles têm
que discutir. Existe um espaço e um tempo para eles discutirem entre eles. Foi dada uma motivação
simbólica, que é aquele ponto ali. De repente, até a escola poderia dar uma premiação para a equipe
vencedora, vamos ver, até o final do ano tem tempo, mas é uma coisa que, em sala de aula, tem
dado certo, tem motivado.