120
LOPES, A. R. C. Conhecimento Escolar: Ciência e Cotidiano. Rio de Janeiro:
EDUERJ, 1999.
LOPES, Alice Casimiro; GOMES, Maria Margarida; LIMA, Inilcéa dos Santos.
Diferentes contextos na área de ciências da natureza, matemática e suas
tecnologias dos parâmetros curriculares nacionais do ensino médio:
integração com base no mercado. In: Encontro Nacional de Pesquisa em
Educação em Ciências, 3., 2001, Atibaia. Atas... Porto Alegre: ABRAPEC, 2001. 1
CD-ROM. Apresentação Oral. p. 50.
LUDKE, M e ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São
Paulo: EPU, 1986.
MORAES, R. Análise de conteúdo. Revista Educação, EDIPUCRS, Porto Alegre,
v.22, n.37. p.7-31, 1999.
__________; Cotidiano no ensino de química: superações necessárias, Porto
Alegre: Universidade, 2004. n.de páginas. Porto Alegre: Tese/Dissert. (Dout. ou
Mestr.) Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemática, Universidade...,
Porto Alegre, 2004.( Mimeo).
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Tomando conta do ambiente em que se vive. Belo
Horizonte, MG.: II Encontro Internacional linguagem, cultura e cognição, UFMG,
2003.
MORAES, R.; RAMOS, M.G.; GALIAZZI, M.C. A epistemologia do aprender no
educar pela pesquisa em Ciências: alguns pressupostos teóricos. In: MORAES,
R.; MANCUSO, R. Educação em Ciências: produção de currículos e formação de
professores. Ijui: Editora Unijui, 2004.
MORAES R. Educar pela pesquisa: exercício de aprender a aprender. In:
MORAES, R. LIMA, V. M. do R. Pesquisa em sala de aula: tendências para a
educação em novos tempos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002. p. 25-49.
MORAIS.R. O que é ensinar. São Paulo: EPU, 1986.
MORIN. E, A cabeça bem-feita, Rio de Janeiro:Bertrand Brasil, 2000.