Nº de Ordem 1
Dados pessoais: Instituição, idade,
sexo, nível académico, formação
psico-pedagógica, tem exp. de
professor? Se sim quantos?
EPC Ulónguè, 24 anos, Feminino, 11ª classe, 10ª+1+1.
2.1. Concorda com a enumeração?
Acha que falta(m) aspecto(s)
importante(s)? Se sim, escreva-o(s)
nas linhas a seguir
Sim , concordo com a ordem enumerada.
2.2. Quais os aspectos que, na
pergunta 2.1, você acha que revelam
verdadeiramente a competência do
estagiário, futuro professor?
-Relacionar os conteúdos com o quotidiano.
-Buscar apoio e cooperar com colegas, formadores,
formandos, pais e encarregados de educação.
2.3. É possível desenvolver-se a
competência do formando ainda em
formação? Explique a sua resposta?
Sim. Porque incentivando práticas laborais e divulgação do
programa no sector da educação no país.
2.4. Como você ajuda a desenvolver
a competência em si próprio?
Ajudo através do estudo em colectivo e leitura como método
de dominar o vocábulo.
2.5. Como você ajuda a desenvolver
a competência nos seus colegas
estagiários?
Realizar encontros regulares para abordar aspectos
relacionados com a vida do país assim nas tendências de
desenvolvimento sócio económico.
2.6. Qual seria a melhor maneira de
desenvolver a competência do
formando?
Realizando palestras regulares com professores ou quadros
das educação experientes.
2.7. Como é que a competência pode
influenciar a melhoria da qualidade
do PEA?
A competência como termo de responsabilidade sobre
entende-se que todo o indivíduo responsável nos seus actos
é dedicado, consequentemente desempenha bons trabalhos
no sector a que pertence.
2.8. Acha importante que o professor
primário seja competente? Porquê?
O professor primário lida-se a uma camada de jovens
maioritariamente de idade compreendida entre 5 a 12 anos na
qual exige muita paciência sobretudo maior parte destes
localizam-se na zona rural com predominância de língua
materna.
10. Dê algumas sugestões para
melhorar o desenvolvimento da
competência nos formandos.
Proceder práticas nos centros 9nternatos, creches e
infantários para familiarizar-se com a idade a que aspira
efectuar o exercício das suas funções.