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mercado de luxo masculino se mostra como um dos mais promissores no mundo, mas as
mulheres ainda dominam o consumo do luxo. Apesar das mulheres conquistarem novos
papéis sociais, acesso a educação superior, trabalho profissional, novos cargos de
responsabilidade, a mulher busca a afirmação do feminino.
Assiste-se, paradoxalmente, à volta das roupas íntimas femininas
sedutoras – elas representam 20% das despesas de vestuário feminino -,
ao trunfo das top models sexy, ao “retorno” das formas femininas. As
mulheres reivindicam a igualdade com os homens: não querem por isso
parecer-se com ele.. ( LIPOVETSKY, 2005, p.77).
Fiske e Silverstein (2003) analisaram o comportamento dos consumidores de luxo
das grandes marcas e concluíram que as pessoas compram os objetos que lhe transmitem a
sensação de luxo para se sentirem ricos, alcançarem o status social que desejam.
Botton (2004) mostra que todas as pessoas têm necessidade de conquistar o status
social que desejam. Todo ser humano tem a necessidade de ser amado, quando alguém é
amado, é escutado, se torna o centro das atenções, a pessoa tem o sentimento de que possui
valor para o mundo, conforme o autor conclui. Quando o cerne do desejo de status é a
posição na escada social, a pessoa depende muito do que os outros pensam dela para
formar a concepção sobre ela mesma. A maioria das pessoas depende de sinais de respeito
do mundo para se considerar tolerável (BOTTON, 2004).
No momento em que a pessoa atinge o status elevado, usufrui das conseqüências
agradáveis: recursos, liberdade, espaço, conforto, tempo e a consciência de que é
considerado valioso e merecedor de cuidados – alvo de convites, adulações e etc.
(BOTTON, 2004). Pelo fato dos produtos de luxo concederem a muitas pessoas esse status
que elas buscam, quer seja uma jóia, um carro, uma bolsa..., o mercado potencial dos
consumidores de luxo se torna bastante amplo.
Casterède (2005) coloca o luxo na visão do marketing como tudo que se mostre
menos quantificável, e mais intuitivo, que seja mais criação e gênio, por isso exige