Fig. 25 “Conhecimento” suj. 100
Neste item, em que o aluno pesquisado destaca o segundo
elemento mais importante do seu desenho, o professor passa para a terceira
posição com 18% das respostas e o aluno passa a ser o quarto colocado, com
11% dos sujeitos.
Em 10% das respostas são elencados como o segundo elemento
mais relevante citações como dentes; a Hevelin; o colorido; trabalho; itens que
foram considerados como da categoria “outros”.
Os funcionários aparecem como escolha de 6% dos alunos
pesquisados, sendo que os materiais didático-pedagógicos receberam o
mesmo índice de escolha.
Aparecem também 5% das citações que remetem a
posicionamentos críticos ou elementos de conotação negativa como
continência, falta de interesse, evasão, garoto fora da sala de aula, protesto
mudo. Três sujeitos não responderam esta questão.
Categorias Elementos citados nº percentual
Professor Professor, professora, docente. 12 11%
Aluno Aluno, educando, criança, menina. 14 13%
Elementos e
espaços físicos
Salas, sala de vídeo, sala fechada, sala para arte,
quadra,rua, residência, escola, natureza, porta, espaço,
muro, jardim, escola, forma arquitetônica da construção,
instalações escolares, espaço adequado para o ensino,
espaço, estrutura, Área de lazer, quadras.
30 29%
Funcionários Coordenadora. 01 1%
Material
didático
Material didático, material pedagógico, livros, lousa, tela,
lápis de cor, caderno, carteira.
13 13%
Elementos positivos Preparo para ser professor, solidariedade, satisfação,
respeito, Profissionais qualificados, organização, preparo
para o mundo, movimento, informação, Apoio dos pais,
família acompanhar o seu filho a escola, compartilhar,
compreensão, conhecimento, ação, expressar, forma de
pensar.
19 18%
Elementos
negativos
Grito! 01 1%
Outros Verde, desenho, sertão, menina, língua, Clovis, cortina em
chamas, musica, inicio,vela.
11 11%