Conforme o tipo de demanda, existirão tipos variados de exigências, motivações e
fatores que influenciaram na decisão da escolha do destino turístico. Sendo assim, é preciso
analisar a demanda e a concorrência e, só então, ter-se-á a forma correta de utilizar os
instrumentos de marketing turístico.
A análise da demanda deve ser feita realizando-se pesquisas em fontes primárias, que
correspondem às informações obtidas em investigações específicas como em questionários,
formulários testes etc. Segundo Dencker (2001), a finalidade dos questionários é: “obter, de
maneira sistemática e ordenada, informações sobre as variáveis que intervêm em uma
investigação, em relação a uma população ou amostra determinada”. Essas informações dizem
respeito, por exemplo, ao perfil dos turistas, suas opiniões, necessidades, comportamento etc.
Devido à globalização, com um crescimento do fluxo de turistas em níveis mundiais,
elevou-se o grau de competitividade entre as várias destinações. Logo, para participarem do
mercado turístico, as organizações devem atender ás necessidades do turista consumidor,
utilizando-se dos sete “Ps”. Integrantes do mercado turístico, que têm como objetivo maior
facilitar o entendimento das ações mercadológicas ajudando as organizações a posicionar-se.
De acordo com Barreto Filho (1999), os setes “Ps” são: pessoas, pesquisas, produtos, preços,
promoções, pontos de distribuição e performance. Baseando-se nos “7Ps” podem ser
identificado razões do fracasso ou sucesso de destinos turísticos e que podem ser aplicados
nas estratégias do marketing turístico.
Para Vaz (1999), “a motivação no turismo pode ser representada por um campo que se
abre em três áreas principais: o turista (quem?), as motivações (por quê? e quê ?) e as opções
para atendimento às motivações ( como? onde? quando? e quanto? ).”
Quem são as pessoas que viajam? Esta pergunta tem o propósito de identificar o
turista, a esse tipo de pesquisa denomina-se estudo de demanda, avaliando-se preferências
emergentes, prováveis novos segmentos e o perfil do turista.
Por que as pessoas viajam? De acordo com Vaz (1999), há uma pressão sobre as
pessoas, que as levam a viajar, e estas podem ser analisadas sobre três aspectos: fonte
motivadora, grau de escolha e natureza da pressão. A fonte motivadora pode estar ligada a
quatro fontes distintas: o motivo pessoal, o motivo familiar, o motivo social e o motivo
organizacional. O grau de escolha depende da necessidade da viagem, quando não existe
qualquer fator condicionante exterior, passando por diversas etapas intermediárias de opções
de negociação, até a completa incerteza que uma obrigatoriedade impõe. A natureza da
pressão está relacionada ás necessidades e aos desejos que definem os motivos.
19