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Entre a 3ª e a 4ª versão os autores publicaram um artigo, chamado WebQual/m, que analisou
sites de serviços Wap (BBC, The Guardian e Reuters), também adaptado para abranger a
qualidade do serviço com base no modelo ServQual (Zeithaml, 1985). Foram analisados 32
questionários (com base em 12 questões principais), respondidos por estudantes. O resultado
identificou seis subcategorias: informação “pesada” (precisão e aceitação), informação “leve”
(facilidade de entendimento e nível de detalhe), navegação, aparência, empatia e mobilidade
(Barnes, Liu e Vidgen, 2001).
Na 4ª. versão, o modelo foi aplicado em três livrarias britânicas e ratificou a importância da
confiança nos negócios online. Na análise três dimensões foram utilizadas: usabilidade
(substitui qualidade do site, para focar no usuário e não no design), qualidade da informação e
qualidade da interatividade. Seguindo a mesma metodologia utilizada anteriormente, os
autores fizeram uma nova pesquisa bibliográfica, seguida de um workshop com 13 estudantes,
que gerou um questionário online.
As respostas encontradas estão listadas no quadro a seguir (tabela 6), onde os itens de 1 a 8 se
referem à usabilidade, de 9 a 15 se referem à informação e de 16 a 22 se referem à
interatividade (Barnes e Vidgen, 2002).
Descrição Max. Score
1. Eu acho o site fácil de operar 41,74
2. Minha interação com o site é clara e compreensível 40,73
3. Eu acho o site fácil de operar 42,45
4. Eu acho o site fácil de utilizar 42,22
5. O site possui uma aparência atrativa 31,85
6. O design é apropriado para o tipo de site 33,21
7. O site transmite um senso de competência 37,42
8. O site cria uma experiência positiva para mim 32,08
9. Provê informação acurada 43,49
10. Provê informação verdadeira 39,97
11. Provê informação no momento correto 36,30
12. Provê informação relevante 40,12
13. Provê informação fácil de entender 40,44
14. Provê informação no nível certo de detalhe 39,64
15. Apresenta a informação em um formato apropriado 38,33
16. Possui boa reputação 36,88
17. Eu me sinto seguro para completar minhas informações 43,47
18. Sinto que minhas informações pessoais estão seguras 42,93