31
4.1 Características das Micro e Pequenas Empresas................................................... 62
4.2. Obstáculos às Pequenas e Médias Empresas........................................................ 63
4.3 A Micro e Pequena Empresa e a Geração de Emprego........................................ 64
4.4
Mortalidade de Empresas no Brasil...................................................................... 64
4.5 Classificação das Empresas (Sebrae)
................................................................... 65
4.6 Papel Social das Empresas................................................................................... 67
4.7 Gestão Estratégica................................................................................................ 68
4.7.1 Considerações Iniciais........................................................................................ 68
4.7.2 Missão do negócio............................................................................................. 70
4.7.3 Empreendedor.................................................................................................... 70
4.7.4 Casos de Sucesso no
Empreendimento..............................................................
73
4.7.5 Pesquisas Recentes em Gestão de Micro Empresas.......................................... 77
SEGMENTOS DE BONÉS E ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS DE
BONÉS DE APUCARANA......................................................................................
82
5.1 Introdução ............................................................................................................. 82
5.2 Formulação do Segmento.................................................................................... 82
5.2.1 O Produto.......................................................................................................... 82
5.2.2 O Processo
Produtivo.........................................................................................
84
5.2.3 Modelos existentes no mercado atualmente...................................................... 88
5.2.4 Mercado............................................................................................................. 89
5.3 Arranjo Produtivo Local de Bonés de Apucarana................................................. 90
5.3.1. Apucarana, a Capital do Boné........................................................................... 90
PESQUISA DE
CAMPO...........................................................................................
101
6.1 Caráter da Pesquisa ............................................................................................... 101
6.2 Objeto de Estudo ................................................................................................. 101
6.3 Aspectos Qualitativos da Pesquisa ....................................................................... 102
6.4 Aspectos Quantitativos da Pesquisa .................................................................... 102
6.5 Instrumentos de Pesquisa ..................................................................................... 102
6.6 População e Amostra ............................................................................................ 103
6,7 Inferência Estatística............................................................................................ 104
6.8 Resultados ............................................................................................................. 105
6.8.1 Análise da problemática interna das indústrias.................................................. 106
6.8.1.1 Análise da parte fechada e teste da hipótese H
............................................ 106
6.8.1.2 Análise da parte aberta................................................................................... 111
6.8.2 Análise dos aspectos externos das empresas..................................................... 114
6.8.2.1 Análise da Questão 2 e teste das Hipóteses H
e H
...................................... 115
6.8.2.2. Análise da questão 3 e teste da hipótese H
4
................................................. 123
6.8.3. Análise da Governança Corporativa................................................................. 128
6.8.3.1. Análise da questão 1
........................................................................................................
129
6.8.3.2. Análise da questão 2...................................................................................... 132
6.8.3.3. Análise da questão 3 e teste da hipótese H
5
................................................... 135