NORMAS PARA PUBLICAÇÃO
A Revista Brasileira de Toxicologia é editada pela Sociedade Brasileira de Toxicologia, com periodicidade
semestral, e tem por finalidade publicar artigos originais e inéditos que contribuam para o conhecimento e
subseqüente desenvolvimento da Toxicologia e ciências afins. Publica também artigos de revisão,
comunicações, pontos de vista e cartas. A Comissão Editorial é responsável pelo estabelecimento da política
editorial da Revista. Os manuscritos devem destinar-se exclusivamente à RBT, não sendo permitida sua
apresentação simultânea a outro periódico.
Critérios para a seleção de trabalhos
O manuscrito é apreciado pela Comissão Editorial, que indica dois relatores para a revisão do trabalho. Os
pareceres são julgados pela Comissão, que decide pela sua aceitação, reformulação ou rejeição. Cópias dos
pareceres são encaminhados aos autores. A publicação dos manuscritos dependerá da observância das normas
da Revista e de sua aprovação pela Comissão Editorial. Os conceitos emitidos são de inteira responsabilidade
do(s) autor(es), não refletindo a opinião da Comissão Editorial ou da Sociedade Brasileira de Toxicologia. Os
manuscritos não aceitos ficam à disposição do(s) autor(es) por um ano.
Os manuscritos publicados são de propriedade da Revista, ficando proibida tanto a reprodução, mesmo que
parcial em outros periódicos como a tradução para outro idioma, sem a autorização da Comissão Editorial.
Desta forma, todos os trabalhos quando submetidos à publicação, devem ser acompanhados de documento de
cessão de direitos autorais, contendo a assinatura de cada um dos autores, cujo modelo está a seguir
apresentado:
Eu/nós......, autor(es) do trabalho intitulado......, o qual submeto(emos) à apreciação da Revista Brasileira de
Toxicologia para nela ser publicado, por meio deste suficiente instrumento declaro(amos) que o trabalho está
sendo submetido exclusivamente à Revista Brasileira de Toxicologia e, em caso de aceitação do referido artigo
por parte desta revista, concordo(amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade
exclusiva da Sociedade Brasileira de Toxicologia, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer
outro meio de divulgação impressa, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e obtida,
devendo, neste último caso, constar o competente agradecimento à Sociedade Brasileira de Toxicologia. Data
......Assinatura(s)......
Instrução para o preparo do manuscrito
Os manuscritos podem ser escritos em português, espanhol ou, de preferência, em inglês. Os autores devem
encaminhar o original e duas cópias, utilizando espaço duplo. Posteriormente, se o trabalho for aceito para
publicação, será solicitado o disquete em Word for Windows ou programas compatíveis. O número de páginas
deve se limitar a 20 para artigos originais, podendo ser maior para artigos de revisão. A estrutura do trabalho
deve ser composta dos seguintes itens:
Página de rosto - deverá conter: a) Título do artigo conciso e completo descrevendo o assunto com termos
que possam ser adequadamente indexados pelos serviços de recuperação da informação. Palavras supérfluas
devem ser omitidas; b) Primeiro nome e último sobrenome de cada autor (nomes intermediários devem ser
indicados pelas respectivas iniciais, respeitando-se aqueles já conhecidos na literatura e formato diverso ao
exigido); c) Indicação da institutição em que cada autor está filiado, acompanhada do respectivo endereço; d)
Indicação do autor responsável para correspondência, incluindo telefone e fax; e) Se foi subvencionado, indicar
o nome da agência de fomento que concedeu o auxílio; f) Se foi baseado em tese, indicar o título, ano e
instituição onde foi apresentada; g) Se foi apresentado em reunião científica, indicar o nome do evento, data e
local de realização. Atenção: visando guardar o anonimato dos autores frente ao s relatores, os itens b), c), d),
e), f) e g) deverão apenas constar da página de rosto do original, o qual será mantido pela Comissão Editorial.
Resumos e unitermos - os manuscritos devem ter dois resumos: um em português, com no máximo 150
palavras e outro em inglês, recomendando-se, neste caso, que o resumo seja ampliado para 300 palavras. O
resumo em inglês deve incluir o título. Quando escrito em espanhol, deverá ser acrescentado resumo nesta
língua. Os resumos devem ter informações sucintas referentes a: objetivo, procedimentos básicos, resultados
mais importantes e principais conclusões, enfatizando os aspectos novos e que merecem destaque. Unitermos
(keywords) devem representar o conteúdo do artigo, até o máximo de 10 palavras.
Estrutura do texto - Os artigos de investigação científica devem, na medida do possível , ser organizados
segundo a estrutura formal: Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão e Conclusões.
Introdução - deve apresentar e discutir o problema à luz da bibliografia pertinente e atualizada, sem pretender
incluir extensa revisão do assunto. Deverá estabelecer com clareza o objetivo do trabalho, que justifique sua