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referida divindade como um ser que habita no coração do “crente”, diariamente, e não
em alguns momentos.
A minha experiência com o Espírito Santo começou no, momento, em que aceitei Jesus
como meu salvador. Antes de aceitar a Jesus, eu era um homem, como outro qualquer, que se
orientava por si mesmo. Eu me orientava, me controlava, eu tinha meus próprios caminhos.
Mas, a partir do momento que decidi ser um, seguidor de Cristo, minha vida tomou outro rumo.
Naquela noite mesmo, eu fui batizado, com o Espírito Santo, pois ele me visitou. Então, a
partir, daí, começou minha trajetória. Tudo o que passei a fazer, depois do momento que aceitei
Jesus, e me batizei, deve está baseado, não em minha vontade, mas na de Deus. Isso é que
significa ter uma vida, caucada, na vontade do Espírito Santo, pois é ele que convence o homem
do pecado, e está em pecado, é não fazer a vontade de Deus; todos os que aceitam a Jesus, e
desejam acompanhá-lo devem ter um coração obediente. Esta obra quem faz é o Espírito Santo,
pois além de convencer o homem do pecado, ele dá sustentação, diária, para que você possa
caminhar até o fim.
Quem é orientador do crente? É o pastor da igreja? Não, é o Espírito Santo. O crente não deve
fazer o que a igreja quer, o que o pastor quer, mas sim o que o Espírito de Deus quer que ele
faça. Mas quando falamos sobre a língua estranha do Espírito Santo é que é o problema.
Porque a minha posição enquanto pastor batista é de que se uma ovelha minha estiver
pensando dessa forma eu a orientarei. Penso que para falar uma língua diferente eu preciso de
um intérprete, do contrário não tem sentido.
(Entrevista com o pastor da IBC em 21/12/03).
A crença no Espírito Santo faz parte dos sistemas de crença de batistas, e
pentecostais. Mas para um pentecostal, a crença se refere a, uma atitude corporal,
metodicamente, desenvolvida. Se por exemplo, um devoto da IPDA for à praia, ou a
uma piscina pública, ele estará quebrando um tabu. A concepção de Espírito Santo que
possuem, não permite a presença dos fiéis em lugares como os mencionados. Lá, no
chamado ambiente mundano, o fiel irá deparar-se com homens, e mulheres seminus, o
que contraria a idéia de santidade, relacionada à crença. A IPDA trabalha a questão,
santidade-Espírito Santo, que é uma representação da vida ascética do grupo, a partir da
imagem.
Eu fui batizado com o Espírito Santo e no, dia, foi uma coisa tremenda. Você não
consegue entender bem, vamos supor, você não consegue distinguir, o que acontece. Você sente
uma coisa tremenda. Você fica trêmulo, você chora, é uma emoção tremenda. Você fala outras