viii
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO...............................................................................................................................................13
2. SISTEMAS DISTRIBUÍDOS.........................................................................................................................18
2.1.
I
NTRODUÇÃO
..............................................................................................................................................18
2.2.
O
QUE É DISTRIBUIÇÃO
? .............................................................................................................................18
2.3
V
ANTAGENS E
D
ESVANTAGENS DO
S
ISTEMA
D
ISTRIBUÍDO
(SD) ................................................................19
2.3.1 Vantagens em relação ao Sistema Central .........................................................................................19
2.3.2 Desvantagens dos Sistemas Distribuídos............................................................................................20
2.4
M
IDDLEWARE
..............................................................................................................................................21
2.5.
P
LATAFORMAS DE DISTRIBUIÇÃO DE SOFTWARE
........................................................................................22
2.5.1 CORBA................................................................................................................................................22
2.5.1.1 Introdução .....................................................................................................................................................22
2.5.1.2 Modelo de Objetos da OMG .........................................................................................................................23
2.5.1.3 Objetos de Serviços.......................................................................................................................................24
2.5.1.4 Facilidades Comuns ......................................................................................................................................26
2.5.1.5 Interfaces de Domínio ...................................................................................................................................27
2.5.1.6 Interface de Aplicação...................................................................................................................................27
2.5.1.7 Objetos de Aplicação.....................................................................................................................................28
2.5.2 Componentes da Arquitetura CORBA ................................................................................................28
2.5.2.1 Clientes..........................................................................................................................................................29
2.5.2.2 ORB (Object Request Broker).......................................................................................................................29
2.5.2.3. Interface ORB ..............................................................................................................................................30
2.5.2.4. Interface de Invocação Dinâmica (DII) ........................................................................................................30
2.5.2.5. Interface de Esqueleto Dinâmico (DSI)........................................................................................................30
2.5.2.6. Stub...............................................................................................................................................................31
5.2.2.7. Skeleton........................................................................................................................................................31
2.5.2.8. Adaptador de Objeto ....................................................................................................................................31
2.5.2.9 Produtos ORB ...............................................................................................................................................31
2.5.3 Plataforma .NET e DCOM..................................................................................................................32
2.5.3.1 Introdução a plataforma .NET e DCOM .......................................................................................................32
2.5.3.2 Estrutura do framework .NET .......................................................................................................................34
2.5.3.3 CLR – Common Language Runtime..............................................................................................................35
2.5.3.4 .NET Framework Class Library ....................................................................................................................37
2.6
C
OMPARAÇÃO ENTRE
.NET
E
CORBA........................................................................................................37
2.7
B
ENEFÍCIOS DA PLATAFORMA
.NET............................................................................................................38
3. AMBIENTES VIRTUAIS DISTRIBUÍDOS.................................................................................................40
3.1.
I
NTRODUÇÃO
..............................................................................................................................................40
3.2
S
UPORTE À
C
OMUNICAÇÃO DE UM
AVD.....................................................................................................42
3.3
A
RQUITETURAS DE
S
UPORTE À
AVD
S
.........................................................................................................44
3.3.1 Características do Modelo Cliente-Servidor ......................................................................................44
3.3.2 Características do Modelo Peer-to-Peer............................................................................................45
3.3.3 Características do Modelo de Computação Distribuída Orientado a Objetos (DOCs) .....................46
4. ARQUITETURA DO SISTEMA...................................................................................................................49
4.1.
I
NTRODUÇÃO
..............................................................................................................................................49
4.2
T
ECNOLOGIAS DE APOIO
..............................................................................................................................49
4.2.1 OPENGL.............................................................................................................................................50
4.2.2 Visual Studio .NET..............................................................................................................................52
4.2.3 Linguagem C#.....................................................................................................................................52
4.2.4 Genuine Channels...............................................................................................................................54
4.3
M
ODELAGEM
UML .....................................................................................................................................55
4.4
A
RQUITETURA
P
ROPOSTA
............................................................................................................................61
4.4.1 Interface gráfica com o usuário – GUI...............................................................................................62
5. DETALHES DA IMPLEMENTAÇÃO.........................................................................................................69