70,7% mantém convênios apenas para 1 atividade.
Quase a totalidade tem sede na região onde presta os serviços, exceto a área da Sé.
Serviços
O diagnóstico apresenta avaliação de serviço por serviço, por número médio de atendimento, documentação
preenchida, trabalho com as famílias, integração com recursos sociais, rotina psico-pedagógica, equipamentos,
capacitação, lotação de pessoal, trabalho de saúde (creche), dos quais destacamos:
Creches
84,8% das creches mantém contato com a demanda;
91,7% da rede preenche prontuários de crianças;
99,3% das creches fazem trabalho com famílias;
55,5% integram-se com recursos de assistência social da área de abrangência, 50% com educação; e 82,6%
com saúde, dentre outros;
93,8% das creches planeja a rotina psico-pedagógica;
99,3% das creches tem o número de servidores dentro do padrão proposto;
Cerca de 50% não conhece a programação básica; (dos coordenadores e administradores)
29% não tem play-ground
CJs
A maioria dos NSE foram reivindicados por entidades religiosas;
92,5 % NSE realizam trabalho com a demanda;
99,6% dos núcleos desenvolve reforço escolar;
99,2% desenvolve artesanato;
92,6% - arte educação;
100% - recreação;
95,3% - grupos de orientação;
91,7% oferecem diariamente alimentação. Outros seguem outra periodicidade.
97,2% fazem trabalho com famílias;
72% demanda não participa dos critérios de seleção;
59,9 dos grupos tem de 20 a 25 menores;
57,7% dos monitores tem até o 1º grau completo (26,7 incompleto e 31% completo); 29,2% 2º grau completo,
12,8 N.U.
44,9% dos núcleos há pequena quantidade de jogos e 42,9% pequena quantidade de brinquedos;
55,9% dos núcleos tem capacidade para expansão com reformas;
Conclusões Creches e CJs: boas condições de funcionamento. entre as SURS há diferenças Avaliação:
Aumento de procura do sexo masculino, decorrente de desemprego e de idosos;
Estratégias individuais e grupais de trabalho e participação comunitária para ‘despertar para as causas dos
problemas e consciência dos mesmos’. Algumas entidades colocam metas não pertinentes ao programa, como
assistência psicológica, formação de mão de obra e problemas habitacionais.
Meta alcançada pressionada pelo crescente aumento da demanda e atendidas aquém do programado. Meta
grupal não alcançada por excesso de demanda. Grupos: gestantes, mães, planejamento familiar, leite, idosos,
jovens, artesanal, saúde e compras comunitárias, interpretação do trabalho do posto.
Recurso financeiro insuficiente. Entidades procuraram campanhas, ajuda de comércio, bazares.
Sugestão de repensar a atividade presente na quase totalidade das avaliações: maior ênfase do trabalho
grupal; atuação na área de colocação profissional, com idosos e na área de habitação, alimentação considerada
prioritária; aumento de verba e atualização; redução da burocracia; extensão e descentralização de postos.
Transferência para ação direta.
Apoio a iniciativas da comunidade – AIC
Novas alternativas de atendimento a crianças não atendidas pela rede de creches e centros de juventude. (0 a
17 anos). Normatização 85, 86 e 88. Questionamento básico: custo.
Tipologia:
Socioeducativo Projetos 21 Capacidade Conveniada 1822
Necessidades especiais 4 280
Iniciação profissional 11 791
Meninos de rua 9 810
A tipologia socioeducativa é questionada, por guardar semelhança com os CJs e o estudo aponta que vários
desses convênios acabaram sendo firmados por ausência de recursos nas outras tipologias. Essa questão
esbarra em redefinições de SEBES, inclusive em relação a necessidades especiais.
Quanto às visitas realizadas pela auditoria de SF 03 e 04/89 – amostra de 10% - levantou indicadores relativos
à organização e finanças Em creches foram detectados outros funcionários – tipologias não previstas no
quadro (provavelmente assumidos pela própria entidade). Afora essa questão, o quadro não está no padrão
definido. Nos NSE 15 estão conforme o padrão e 4 fóra.
Verificou-se acentuadas variações de salários para funções semelhantes. 15 apresentaram superavit e 3 déficit.
Entidades possuem os registros necessários. Apontadas algumas irregularidades., tais como gastos por itens.
Relatório de SEBES aponta para a necessidade desse item ser comparado com ponderação entre vários meses.
Orçamento de SEBES: